Verão rima com segurança

25/07/2016 08:41 - Modificado em 25/07/2016 08:41
| Comentários fechados em Verão rima com segurança
ø;

ø;

O Verão já se faz sentir. Sol forte, dias quentes, praias, ventoinhas e muitas pessoas nas ruas a tomarem ar fresco durante a noite, são algumas das marcas do Verão em São Vicente. As praias são as mais requisitadas durante o Verão, ficando algumas completamente cheias durante os dias da semana.

No Verão, as noites são mais longas o que pode trazer algumas preocupações em relação à questão da segurança nas ruas. Questão que é “sempre” um motivo de preocupação, mas o clima em São Vicente parece “mais tranquilo e suave”, como dizem alguns cidadãos, por isso, a preocupação já não é tão alta como nalguns períodos vividos na ilha.

Numa comparação, Mário Silva revela que o clima na ilha de São Vicente tem sido “tranquilo”, principalmente em relação há algum tempo atrás quando “as pessoas tinham receio até de saírem à rua”, por causa do clima de violência. Opinião partilhada por Cláudia Neves que relembra com poucas saudades esse tempo.

No Verão a preocupação, como acrescenta Cláudia, aumenta pelo facto de haver mais pessoas na rua, principalmente, à noite, “o que pode criar um clima de tensão”. Mas como diz, as pessoas devem agir normalmente com todo o cuidado na hora da desconfiança. João Dias também partilha desta opinião e diz que a atenção não é somente à noite mas também nas praias em relação à segurança dos objectos pessoais. “Acho que há pessoas que vão para as praias apenas para furtarem”, diz ele um pouco stressado pois já foi vítima várias vezes.

A questão da segurança, apesar de ser uma preocupação, é um assunto muito valorizado pelo facto do tema ser sempre actual. Para Gerson Santos, todos os momentos devem ser momentos de atenção seja na rua e seja na protecção dos próprios bens. Na mesma linha de pensamento, Samuel Santos que diz que a segurança é um trabalho de todos para proteger os próprios bens e a própria integridade não andando em lugares escuros, evitando passar perto de grupos à noite e cuidando dos próprios pertences.

No ano passado em São Vicente, a Polícia Nacional fez um balanço positivo das actividades e das operações, afirmando que decorreram na normalidade. As detenções realizadas durante as operações para a PN não mancharam a imagem das actividades e do Verão 2015. As ocorrências destacavam casos de Violência Baseada no Género (VBG), posse de armas brancas e de fogo e condução sob o efeito do álcool. Ao todo, 137 pessoas foram conduzidas ao Comando da Polícia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.