Obras do Liceu Velho avançam, mas mindelenses não esquecem o descaso, com o património

20/07/2016 08:23 - Modificado em 20/07/2016 08:23

liceu velho  (1)As obras no Liceu Velho continuam em curso. O edifício vai ganhando o seu “velho” rosto, depois do estado de degradação. Estado que levantou muitas críticas por parte de personalidades e da sociedade. Muitas das críticas foram publicadas neste jornal. E a satisfação por parte das pessoas já era de esperar depois de exigirem uma tomada de atitude por parte das autoridades responsáveis.

Apesar da satisfação, ainda há outros pontos que merecem uma melhor atenção em nome da história e dos edifícios que fazem parte desta mesma história. O antigo Registo Civil e o Éden Park continuam na lista de preocupações dos cidadãos. “Ainda ninguém sabe o que vai acontecer ao Éden Park. Está cercado e, de vez em quando, vemos pessoas a trabalharem sem saber quando é que vão começar as obras a sério”, desabafa Mário Gomes. À espera de melhores dias para o Éden Park, Romina Delgado só deseja que seja feito algo para tirar “um dos edifícios mais históricos do Mindelo da situação em que se encontra”.

O Éden Park não está sozinho nesta situação. O Edifício do antigo Registo também se encontra, ainda que com uma pintura louvável do exterior, à espera por melhores intervenções. O edifício, também num avançado estado de degradação, foi vítima de uma pintura do exterior que depois de algum tempo começou a mostrar as suas fragilidades com a tinta a cair. Apesar de estar descolorido nalgumas partes, o exterior ainda se apresenta num bom estado de conservação da pintura.

Mas o pedido é que os edifícios recebam igual tratamento. Neste aspecto, Albertino Moreno diz que é compreensível que o antigo liceu receba obras em detrimento de outras obras por causa do funcionamento de instituições de ensino no edifício. Mas, “assim que terminarem as obras tem que ser feito algo para os edifícios históricos de São Vicente, isto é, todos”.

Para Jailson Santos os edifícios históricos fazem parte de São Vicente e o mesmo diz que fica triste ao ver edifícios históricos abandonados sem que ninguém esteja a fazer alguma coisa, e sugere: “Agora é apanhar uma boleia e restaurar os outros”.

  1. Dje Guebara

    Verdadeiramente se da pena a ver os edificios historicos no pleno abandono, não sò Liceu Velho, Registo Civil, Èden-Park, mas tambèm a minha querida e adorada escola de Praça Nova. A Escola Central João Belo donde se quedou todos os meus recordos estudantil donde fiz a minha quarta classe. Todos essos edificios devem de ser reconstruidos porque è o patrimonio nacional.

  2. CidadaoCV

    Pois é … Eu sou admirador da arquitectura e do “traço” das fachadas de alguns dos edifícios históricos da Cidade do Mindelo. O Liceu Velho, onde estudei a pré primaria, é certamente um deles. Edifícios como; Liceu Velho, Mercado Municipal, Palácio, Câmara Municipal, são intocáveis. Carregam com eles a historia de São Vicente e de Cabo Verde.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.