Jorge Santos pede mais atenção para aos jovens da CPLP

19/07/2016 08:29 - Modificado em 19/07/2016 08:29
| Comentários fechados em Jorge Santos pede mais atenção para aos jovens da CPLP

jorge santosÀ margem dos Jogos da CPLP que decorrem na ilha do Sal, o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, fez a abertura da IX Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP. Oportunidade que Jorge Santos usou para falar do papel dos jovens “e do seu papel na construção da nossa Comunidade”. “A honra que o País tem em acolher a conferência e os jogos” numa perspectiva de que “a CPLP é uma grande comunidade espalhada por quatro continentes e com mais de 230 milhões de habitantes. E a diversidade é um recurso que não se pode negligenciar”.

Para Santos, apostar nos jovens é o maior investimento que os países podem fazer, “quer a nível das políticas internas quer a nível da cooperação bilateral e multilateral”. Neste sentido, espera que os jogos a decorrer possam, de forma decisiva, significar um novo olhar sobre os jovens e os seus desafios.

“O Desporto pode ser sim, um instrumento ao serviço da comunidade, factor de união e de aproximação entre os nossos povos e particularmente os nossos jovens, cada vez mais ciosos da importância do sector para a sua afirmação individual e dos seus países no contexto global”.

Apela por uma aposta no desporto, em toda a sua dimensão, para que possam ter uma juventude mais integrada e responsável e mais comprometida e mais saudável. “Através do desporto, podemos transmitir valores humanos essenciais na formação da personalidade dos nossos jovens”.

Aos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Jorge Santos faz o apelo para “construir um olhar diferente do papel dos jovens no processo de desenvolvimento e de construção da nossa Comunidade. Precisamos de acreditar mais na capacidade dos jovens”. E chama as autoridades presentes ao dever de garantir a igualdade de oportunidades, de forma que os jovens “possam libertar a sua energia criadora e serem úteis ao seu país lá onde estiverem, na sua aldeia, vila ou cidade”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.