UNESCO alerta em relação práticas criminosas no desporto

19/07/2016 08:16 - Modificado em 19/07/2016 08:16
| Comentários fechados em UNESCO alerta em relação práticas criminosas no desporto

unescoA Directora da Divisão de Ética da UNESCO (França), Ângela Melo, que orientou uma palestra no quadro dos X Jogos Desportivos da CPLP que se realizam na ilha do Sal, alertou para as práticas nefastas que contaminam o desporto, “práticas prejudiciais e criminosas na área do desporto como o “doping”, as manipulações das competições desportivas, designadamente jogos combinados, a fraude, a exploração política, a discriminação no desporto e a violência devem ser combatidos energicamente”.

Por isso, defende que “o desporto deve manter a sua integridade na sua plena ascensão da palavra tal qual foi concebido e desenvolvido ao longo da história, enquanto factor congregador das multidões unidas pela mesma paixão, alegria, interesse e objectivos.

Ângela Melo disse que o desenvolvimento económico e social não pode ficar só e unicamente na existência de um desporto espectáculo, virado por uma indústria desportiva para o desporto de elite e de marketing. Neste sentido, defendeu o que designou de cultura do “jogo limpo” e do desporto para o serviço da comunidade que são denominadores que vão certamente contribuir eficazmente na implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Durável.

A Unesco, assegura, mantém-se firme para cooperar com a CPLP e apela aos Ministros e aos Altos Funcionários do Desportos para participarem no VIMINEPS com uma única voz desta comunidade lusófona, na defesa e protecção dos valores humanos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.