IX Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP

18/07/2016 08:54 - Modificado em 18/07/2016 08:54
| Comentários fechados em IX Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP

Bandeiras-CPLPDurante a conferência ministerial, o Presidente do Concelho de Ministros Fernando Elísio Freire, Ministro da Tutela dos Desportos destacou, durante o seu discurso de intervenção, o início da comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa e a sua importância.

“Fundada a 17 de Julho de 1996, há vinte anos, quando António Mascarenhas Monteiro, Fernando Elenco Cardoso, Jorge Sampaio, Miguel Trovoada, José Eduardo dos Santos, Joaquim Chissano e Nino Vieira marcaram o início desta comunidade”, refere Fernando Elísio Freire citado pela RCV.

De acordo com a Tutela do Desporto, a CPLP corresponde a quatro continentes, com cerca de duzentos e trinta milhões de cidadãos. “Somos uma força enorme e temos dois activos importantíssimos: a nossa língua e a democracia. Temos de a valorizar, proteger, ter que dar cada vez mais dimensão a esta parte da nossa organização”, destaca.

Por seu lado, o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, diz que os membros da CPLP precisam cada vez mais de falar da comunidade dos cidadãos, mas não pode ser mero discurso de circunstância.

“Precisa de ser percepcionada, sentida pelos cidadãos de todas as comunidades, paralelamente à concertação política ou diplomática e, por isso, os membros devem ser capazes de promover os espaços de diálogo, de intercâmbio empresarial e trocas de experiências entre os “nossos” empresários, homens de cultura, investigadores e académicos, desportistas e organizações da sociedade civil. A aposta nos jovens é o maior investimento que os nossos países devem fazer, quer a nível das políticas internas, quer a nível da cooperação bilateral e multilateral”.

E, de acordo com outras vozes, a CPLP assume cada vez mais o papel de cooperação, fraternidade e amizade entre os povos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.