Parceria entre Moçambique e Índia estimula investimentos mútuos

8/07/2016 08:58 - Modificado em 8/07/2016 08:58
| Comentários fechados em Parceria entre Moçambique e Índia estimula investimentos mútuos

Nyusi1O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, afirmou que a parceria existente entre Moçambique e Índia, virada para o desenvolvimento, vai gerar mais investimentos públicos e privados indianos nos diferentes domínios.

A parceria vai, por outro lado, promover a transferência de tecnologias, criação de emprego, melhoria das condições de vida das populações e, consequentemente, o desenvolvimento económico dos dois países.

Nyusi manifestou a convicção durante o almoço servido esta quinta-feira, na Presidência da República, em Maputo, por ocasião da visita ao país do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no âmbito de um périplo por quatro estados africanos, designadamente Moçambique, África do Sul, Tanzânia e Quénia.

«Estamos certos que o futuro testemunhará o reforço do nosso relacionamento privilegiado, alargando a cooperação para outras áreas de interesse comum, como o intercâmbio entre o setor privado indiano e o empresariado nacional, com vista a fortalecer iniciativas nas áreas de agricultura, energia, turismo e infraestruturas», disse o Presidente.

No contexto regional e internacional, Nyusi reafirmou a continuidade do papel construtivo no debate de assuntos de interesse que concorram à paz, segurança e estabilidade, no âmbito das instituições ou organizações de que os dois países são membros, com destaque para as Nações Unidas, União Africana e SADC.

Os dois países, segundo o Presidente da República, continuarão a concertar com o governo da Índia questões de interesse comum a nível dos fóruns internacionais, especialmente ao nível da ONU, Commonwealth e Indian Ocean Rim (IORC) e do continente africano.

Por seu turno, Narendra Modi disse que a Índia continua pronta e determinada a partilhar a sua experiência e tecnologia e o crédito concecional em linha com as prioridades do país.

O governante indiano visitou, na sua curta estadia de um dia em Moçambique, o Parque de Ciência e Tecnologia da Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo, e manteve um encontro com um grupo de jovens moçambicanos que se formaram naquele país asiático.

 

abola.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.