Início das aulas do lectivo 2023/24 previsto para 18 de Setembro com cerimónia oficial em Ribeira Grande Santo Antão

18/08/2023 18:45 - Modificado em 18/08/2023 18:45


O início das aulas do ano lectivo 2023/24 está previsto para 18 de Setembro e a cerimónia de abertura oficial terá lugar em Ribeira Grande de Santo Antão, anunciou hoje o ministro da Educação, Amadeu Cruz.

O governante, que falava aos jornalistas à saída de um evento público, fez uma avaliação “positiva” do ano lectivo transato, indicando que a taxa de aprendizagem está “acima dos 80 %1 e adiantou que neste momento o seu ministério está focado na organização do próximo lectivo.

“Nós estamos, neste momento, a trabalhar na colocação dos professores. Como sabem fizemos já uma publicação de uma primeira lista de transferência de professores. ainda nesta semana, sairá a segunda lista em consequência da análise que fizemos das reclamações dos professores e das vagas existências”, declarou o ministro.

Adiantou que de seguida será feita a contratação de novos professores, estando em perspectiva a contratação de 240 novos professores para o preenchimento de vagas que emergem da aposentação, das licenças sem vencimentos e outras saídas.

“Portanto, cerca de 240 professores serão recrutados. O despacho que aprova o calendário lectivo foi assinado no dia 01 de Agosto. Está a aguardar a publicação no Boletim Oficial. O caderno de orientações gerais está sendo socializado com os delegados, directores das escolas e dos agrupamentos. Neste momento estamos também a ultimar a colocação dos manuais de primeiro ao oitavo ano, nos diversos concelhos”, precisou.

Amadeu Cruz adiantou ainda que o Ministério da Educação está a trabalhar na produção dos manuais do 9º ano, que serão introduzidos este ano pela primeira vez, e a trabalhar elaboração e finalização dos programas do 11º, que deve ser socializado com os professores na primeira semana de Setembro.

“Estamos a trabalhar na questão da acção social escolar em várias direcções. Em primeiro lugar o transporte escolar para garantir que nenhuma a criança fique de fora de sistema educativo, o funcionamento das cantinas escolas e eventuais alargamento para o ensino secundário em algumas situações, os kits escolares para crianças provenientes familiares menos possidentes, ou seja, estamos a trabalhar no sentido de garantir a estabilidade”, garantiu o ministro.

Amadeu Cruz que se está a trabalhar na melhoria das infra-estruturas, adiantando, contudo, que o Governo está ciente de que não será possível melhorar a generalidade das infra-estruturas escolares.

“Estamos a trabalhar com afinco e empenhamento para que haja infra-estruturas dignas em todos os concelhos do país, sobretudo, na ilha de Santiago onde há mais défice de qualidade”, acrescentou.

O ministro garantiu aos pais e encarregados de educação que tudo está a ser feito para acolher as crianças em condições de estabilidade e normalidade das escolas.

O início das aulas será precedido de uma campanha nacional de limpeza das escolas, que terá lugar no dia 16 de Setembro, e para a qual o Ministério da Educação quer contar com uma ampla participação dos pais e encarregados de educação.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.