Uma nova abordagem

6/09/2012 02:58 - Modificado em 6/09/2012 02:58
| Comentários fechados em Uma nova abordagem

O Ministério da Educação e desporto, em parceria com a UNESCO, iniciaram um atelier para formação de formadores que irá preparar os professores e adaptar os currículos escolares para uma nova abordagem em termos de educação sexual para reforçar o sector educativo de modo a melhorar a saúde sexual e reprodutiva dos jovens em Cabo Verde.

 

Durante o mês de setembro, o ministério da educação e desporto e a UNESCO promovem ateliês para reforçar a capacidade do sector da educação e melhorar as competências dos jovens face a esses desafios, reforçando os currículos escolares para que possam responder às preocupações e necessidades dos jovens e da sociedade.

Para o Ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, António Correia e Silva “a sociedade cabo-verdiana tem problemas já identificados, a gravidez precoce na adolescência, a paternidade na adolescência, famílias não estruturadas ,entre muitos outros problemas , que dificultam o sucesso escolar dos adolescentes, daí que é preciso introduzir na escola uma educação sexual. Explicou ainda que “mais do que abordar as questões relacionadas com o assunto sexual, a educação deve contribuir para formar cidadãos, éticos e responsáveis. “

O Ministro António Correia defende que ” Durante um primeiro tempo a educação sexual era a saúde reprodutiva, mas hoje cremos que a educação sexual seja ,também , de valores e não seja apenas informação contra os riscos de infeção, contra os riscos de doenças, mas uma educação sexual mais ampla contra os riscos psicológicos e sociais”.

O atelier conta com colaboradores vindos do Brasil, Moçambique e Senegal que darão a sua contribuição reforçando capacidades em Integração da Educação Sexual no Currículo escolar e Formação de Formadores em Métodos participativos de Ensino.

O segundo atelier está marcado para 10 a 13 de Setembro, onde irão capacitar formadores de professores para abordar alguns temas de forma mais participativa e activa nas salas de aula.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.