Mais de três milhões assinaram petição para novo referendo sobre saída da União Europeia

27/06/2016 08:11 - Modificado em 27/06/2016 08:11

brexit2016O referendo no Reino Unido sobre a saída da União Europeia não é vinculativo, mas dificilmente o governo poderá ignorar a vontade dos eleitores.

Até ao momento, mais de três milhões de pessoas assinaram uma petição para a realização de novo referendo.

Em maio foi lançada uma petição para que as regras dos referendos fossem alteradas no Reino Unido e, se tivesse sido aprovada antes da votação (Brexit) de quinta-feira, os resultados não seriam considerados suficientes, o que poderia levar à convocação de segundo referendo.

A questão que se coloca agora é se as três milhões de assinaturas reunidas têm poder para lançar uma nova votação sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

A petição, criada por um cidadão (William Oliver Healey), queria que o resultado do referendo só valesse se mais de 75% dos eleitores votassem.

Para o desfecho da votação ser implementado, teria de ultrapassar mais de 60% dos votos.

Este referendo contou com 72% de afluência às urnas e a saída da União Europeia ganhou com 51,9%.

 

abola.pt

  1. João de Deus Soares

    No Borders!!! – Sem fronteiras!!!
    Imaginam, por exemplo, Cabo Verde sem fronteiras, sem contrôle, aberto a todos, facilidades aos traficantes que conseguem, felizmente raramente, entrar com mercadiria de morte.
    Demagogia pura e simples de cretinos que nada têm que fazer. Pedir que a Europa seja aberta aos milhares que pretendem ser refugiaos mas que enchem os bolsos de passadores, aos terroristas, aos proxenetas com as suas escravas, etc.
    Sejam sérios !!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.