São João de Porto Novo “Kolá e Toca ne nós Tredson”

24/06/2016 09:15 - Modificado em 24/06/2016 09:15
| Comentários fechados em São João de Porto Novo “Kolá e Toca ne nós Tredson”

sao-joaoA cidade do Porto Novo fervilha por estes dias com uma movimentação acelerada de pessoas que participam na “melhor” festa de São João de Cabo Verde, segundo testemunhos. Melhor ou não, o que interessa é que durante todo este mês, a cidade esteve repleta de actividades que culminaram na peregrinação de São João desde a Ribeira das Patas até ao Porto Novo acompanhado de milhares de pessoas, desde crianças aos mais velhos, ao ritmo dos tamboreiros e do “colá” debaixo do sol abrasador do Porto Novo.

Milhares de pessoas repetiram a tradição das festas de São João no Porto Novo de irem “buscar” o Santo na Vila de Ribeira das Patas, no dia 23, até à Igreja do santo com o mesmo nome no Porto Novo. A peregrinação começa de manhã por volta das oito horas na Vila e termina à tarde até chegar ao seu destino, onde fica no altar e regressa no dia 25, à Ribeira das Patas.

No dia 22, a cidade recebeu o desfile “Romeria d´Son Jon” em frente dos Paços do Concelho, com a participação de quatro zonas que desfilaram pela avenida principal até à Câmara Municipal para serem avaliadas pelo júri do concurso.

Os quatro grupos que desfilaram presentearam os espectadores com um desfile à moda de “Son Jon”. Os grupos, em representação da zona de Berlim, Covada e Abufador, o grupo de Ribeira das Patas, Armazém e Lombo Branco. No final do desfile, o grupo da Vila de Ribeira das Patas, em homenagem aos seus emigrantes foi o grande vencedor da noite e conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o troféu de vencedor. O segundo lugar foi para o grupo da zona de Berlim, Covada e Abufador.

Foram ainda entregues troféus para o primeiro e segundo lugares de criatividade, tamboreiros e coladeira, os itens avaliados pelo júri. E a noite terminou com o “Boi d´Rome”, na Aldeia Cultural “Nós Reís”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.