Crianças maltratadas pelo pai estão no Centro de Emergência Infantil

6/09/2012 02:31 - Modificado em 6/09/2012 02:31
| Comentários fechados em Crianças maltratadas pelo pai estão no Centro de Emergência Infantil

O indivíduo acusado de maltratar os dois filhos ,na zona de Fonte Felipe ,corre o risco de perder a tutela das crianças para o ICCA. A decisão final do tribunal poderá levar as duas crianças a passarem alguns meses no Centro de Emergência Infantil, para depois serem entregues a um familiar que não seja o pai.

 

As duas crianças, de 6 e 14 anos que vinham sendo maltratadas pelo pai, na zona de Fonte Felipe, foram enviadas para o Centro de Emergência Infantil. Esta situação foi confirmada pelo coordenador do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, na ilha de São Vicente.

Jandir Oliveira afirma que “ o ICCA está com a guarda das crianças que foi decretada pelo tribunal. Num caso como este, o ICCA acolhe aos menores e depois tem todo um procedimento que é feito nos termos judiciais”.

O nosso entrevistado afirma que é o curador de menores que têm a responsabilidade de instruir o processo-crime. Depois da fase de instrução, o processo chega às mãos de um juiz que vai interrogar o pai das duas crianças sobre os factos que constam do processo.

Só depois desse processo o juiz decretará uma sentença podendo entregar as crianças a um familiar ou então reserva o direito de mante-las sob a tutela do ICCA.

Se isso acontecer essas duas crianças irão fazer companhia a mais duas que estão ,no momento , no Centro de Emergência Infantil até que se decida sobre o seu futuro.

O Centro é um lugar transitório, até que as crianças sejam colocadas numa familia de acordo com decisão que o juiz vier a tomar. Mas ,por ora os dois menores permanecem no centro de protecção, onde têm os seus direitos garantidos e desenvolvem actividades.

Por outro lado, o ICCA irá fazer a análise do nível psicossocial dessas crianças, com o apoio de um psicólogo, porque sendo pessoas vítimas de maus tratos terão que ter um acompanhamento psicológico.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.