X Jogos CPLP: “Tubarões Mako – Cavala”, marcam presença na ilha do Sal

22/06/2016 07:57 - Modificado em 22/06/2016 07:57
| Comentários fechados em X Jogos CPLP: “Tubarões Mako – Cavala”, marcam presença na ilha do Sal

cplpPela primeira vez, a Selecção de Natação de Cabo Verde “Tubarões Mako – Cavala, participa nos Jogos CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A X edição acontece na praia de Santa Maria, ilha do Sal, de 17 a 24 de Julho.

A Selecção de Natação de Cabo Verde denominada “Tubarões Mako – Cavala”, deverá partir no dia 12 para a ilha do Sal onde irá ter uma preparação de uma semana no sentido de estar melhor preparada para a competição de natação de águas abertas em três quilómetros. O evento multidesportivo acontece de 17 a 24 de Julho na praia de Santa Maria, ilha do Sal.

Com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, os quatro atletas mindelenses, Melanie Paquete, Carmelinda Rodrigues, António Sousa e Walter Ascensão foram os escolhidos para participarem na X edição dos Jogos CPLP. A preparação e a vertente técnica estão a cargo da Associação Regional de Natação que assume as responsabilidades a nível nacional.

O Presidente da Associação Regional de Natação e treinador da Selecção de Natação de Cabo Verde, Jandir Leite, avançou ao NN que o evento traz uma inovação, pois é a primeira vez que se organiza natação de águas abertas, ou seja, no mar.

Conforme o entrevistado, há cerca de três meses que decorre a preparação e os atletas seleccionados estão preparados para a prova de três quilómetros que irá a acontecer na praia de Santa Maria.

Dionísio Contreras Cruz, membro da Associação, justifica a importância da participação dos atletas como um exemplo a seguir por outras crianças escolhendo a natação como um desporto individual com o objectivo de quebrar a tradição de que o mar é o vilão e estimular para as escolas massificando a natação, pois as ilhas de Cabo Verde são banhadas pelo mar, embora poucas pessoas tenham a natação como um desporto apesar de contribuir para o aspecto físico e psicológico.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.