Emprofac doa mais de 250 mil máscaras à Protecção Civil para combate de futuras pandemias

17/08/2023 16:46 - Modificado em 17/08/2023 16:47

O Serviço Nacional de Protecção Civil recebeu hoje da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac) um donativo de mais de 250 mil máscaras de fabrico nacional e estrangeiro para ajudar o País no combate à pandemia futuras.

A entrega oficial, que ocorreu nas instalações da Emprofac, na cidade da Praia, foi feita pelo presidente João Spencer, que reconheceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais da protecção civil durante a crise pandémica da covid-19 em Cabo Verde.

Segundo João Spencer, considerando a missão da instituição em adoptar o País de um “stock” estratégico de equipamentos individuais de extrema importância nas intervenções sociais, este donativo visa, essencialmente, responder às futuras crises que poderão assolar o território nacional.

“Somos uma instituição líder na área da saúde, fornecemos medicamentos, materiais médicos e dispositivos para todas as instituições de saúde e julgamos que este donativo vai contribuir no futuro para que o País possa estar melhor preparado para enfrentar novos desafios a nível da saúde” explicou, avançando que as máscaras, por questões diversas, já não têm utilidade comercial no mercado.

Conforme lembrou, o País não dispunha, na altura dos primeiros diagnósticos, máscaras suficientes para o reforço da protecção individual, mas hoje, garantiu, existe uma quantidade passível de preparar Cabo Verde para futuras crises.

“Porque a própria Organização Mundial da Saúde aconselha que para que os países possam se preparar, tem de ter uma planificação mais integrada a nível da saúde. E esta planificação envolve instituições que não são da área, embora sabemos que a protecção civil esteve envolvida e ajudou muito os cabo-verdianos durante a pandemia “, esclareceu João Spencer.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.