Inglaterra: Grupo de arqueólogos acredita ter descoberto segredo da construção de Stonehenge

26/05/2016 07:29 - Modificado em 26/05/2016 07:29
StonehengeUm grupo de arqueólogos da Universidade de Londres acredita ter desvendado o mistério de como Stonehenge, estrutura formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, foi construida.

Como foram movidas as pedras de Stonehenge (Património Mundial da UNESCO) ao longo de tantos quilómetros?

Como é que os povos da Antiguidade transportaram pedras com 50 toneladas e cinco metros de altura desde as montanhas de Gales até ao Sul de Inglaterra?

Para estas e outras perguntas um grupo de arqueólogos da Universidade de Londres fez uma experiência e parece ter encontrado as respostas.

Barney Harris, candidato a um doutoramento, fez um anúncio no qual pedia voluntários para ver quantas pessoas eram necessárias para puxar uma pedra com metade do tamanho da mais pequena pedra de Stonehenge, através de um mecanismo de transporte com placas – o desenho do equipamento que foi usado é parecido com outros da época antiga.

O homem previu que seriam precisas pelo menos 15 pessoas para a mover e entre 40 a 50 para a levantar.

Contudo, 10 pessoas conseguiram mover a pedra três metros a cada cinco segundos, ou a 1,6 km/hora.

Isto significa que uma equipa com o dobro das pessoas conseguiria mover a pedra mais pequena de Stonehenge e que todo o processo demoraria algumas semanas.

abola.pt
  1. Daqui da diáspora

    Eu não sei se em Cabo Verde vocês têm acesso a canais educativos (Discovery, National Geographic, Odisseia, etc.) mas o segredo da construção estão mais que explicado há muito tempo. Na altura da construção de Stonehenge, já eram conhecidos instrumentos e processos como a roda, a alavanca de Arquimedes, a roldana, etc. Aquilo que continua um mistério é o PORQUÊ e PARA QUÊ que foi construído.

  2. Deeehhh

    Caro “daqui da diaspora”, em Cabo Verde, consegue-se ver e ter acesso a todos e quaisquer canais a que têm acesso na diáspora. Acho que não entendestes bem a notícia postada pelo on line noticias do norte. Não esta em causa ter ou ver os canais que mencionastes no eu comentário. DDEEHHHH

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.