PJ sem comunicação via rádio mas tem equipamentos oferecidos pelos EUA sem usar

20/05/2016 08:13 - Modificado em 20/05/2016 08:13

PJAssim como a Polícia Nacional e as Forças Armadas, a Polícia Judiciária também está sem sistema de comunicações de rádio transmissor. Isto quando especialistas defendem que as forças de segurança devem fazer as comunicações via rádio porque, ente outros motivos, “são mais seguras e baratas”.

Este online apurou que no caso da PJ, não existe a desculpa para o preço dos equipamentos, visto que no dia 28 de Maio de 2015 o Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM) entregou um conjunto de equipamentos de comunicação – rádio com sistema VHF – à Polícia Judiciária, à Guarda Costeira e à Polícia Marítima cabo-verdianas, para ajudar o País no combate ao narcotráfico e criminalidade organizada. Os equipamentos foram entregues pelo Ministro Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, Raymond Murphy, e estão avaliados em 808 mil dólares.

Na altura, Patrício Varela, Director Nacional da PJ, disse que “os equipamentos vão aumentar a capacidade de comando e de controlo, interoperabilidade e partilha de informações entre as três instituições que fazem parte do Centro de Operações de Combate ao Narcotráfico e Segurança Marítima (Cosmar) de Cabo Verde”. O certo é que a PJ não utiliza esses equipamentos e também não se pode atirar a culpa para a falta de formação, pois este online apurou que os EUA deram o pacote completo: equipamento e formação.

Neste sentido, o doador pagou a deslocação de pessoal da PJ aos EUA para aprender a manutenção e funcionamento desses aparelhos. Mas, ao que apurámos, os mesmos não estão operacionais. As antenas estão montadas no Monte Tchota e no Monte Curral e os equipamentos estão nos serviços de piquete da Praia, Sal e São Vicente.

  1. PORRA PA ::CABO VERDE JA DESCOMPASSA;;;;;; NUNCA UN TAVA IMAGIN A KE NO TAVA PERDE COMPASS DESS FORMA::::: XISSA:::::AFINAL QUEM E KE GANHA ELEICAO ;;; E UM GALINHA O ;;;E UM PE CARRAPAT::::FODAS KEM TA PO ORDEM NES FOCKEN CHET;;;;;;;;

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.