Presidente da LAAUSV: “Temos de ter docentes de qualidade, mas também discentes de qualidade”

17/05/2016 09:01 - Modificado em 17/05/2016 09:01
| Comentários fechados em Presidente da LAAUSV: “Temos de ter docentes de qualidade, mas também discentes de qualidade”

lusofonaO Presidente da Liga das Associações Académicas e Universitárias de São Vicente (LAAUSV) Flávio Lima, acredita que a excelência das universidades não depende somente dos professores, uma vez que os alunos como parte integrante do ensino superior, precisam de contribuir para a melhoria do ensino.

O Presidente da LAAUSV, Flávio Lima, considera que a qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde não depende apenas das instituições de ensino, mas também dos próprios discentes. Afinal “eu sou parte integrante deste processo e, se insisto em dizer que não há qualidade, indirectamente, estou a fazer uma autoavaliação negativa de mim mesmo”. Enquanto Presidente da Liga Universitária, Lima afirma que “temos ouvido alguma reclamação, mas de forma informal. Este aspecto merece uma ponderação (…), medir a qualidade do ensino não é tarefa simples: temos de avaliar a qualidade dos insumos (pessoal, bibliotecas, equipamentos, laboratórios, instalações tecnológicas)”.

Flávio Lima defende ainda que, “por outro lado, nunca devo esquecer que serei certificado pelo sistema e o meu certificado, acredito eu, valerá para alguma coisa. Por isso, é preciso ponderação de todos, na avaliação do nosso jovem sistema de Ensino Superior, para não sermos injustos nessa mesma avaliação”. Neste contexto, o Presidente da LAAUSV garante que “sempre que necessário, as reitorias e administrações das universidades têm sido impecáveis em nos ouvir, criticar e sugerir”.

Apesar das possíveis dificuldades financeiras enfrentadas por alguns estudantes, o Presidente da LAAUSV finaliza garantindo que Mindelo é a cidade universitária, mesmo que os campos universitários sejam construídos numa outra ilha e os jovens cabo-verdianos devem estudar em São Vicente.

Por Cilézia  Ferreira, aluna 4 ano,  com a redacção do Notícias do Norte no âmbito de um projecto de estágio para alunos de jornalismo da Universidade Lusofona.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.