Na falta da PJ, o Comandante da 3ª Região Militar é o responsável pela investigação

12/05/2016 08:24 - Modificado em 12/05/2016 08:24

Cenfa-Monte-TchotaEnquanto o CEMFA abre os quartéis para mostrar que não existem maus tratos, o que muitos consideram uma manobra de diversão, existe uma nebulosa nas investigações do maior crime ocorrido em Cabo Verde. Não se sabe quem é quem. Pior: quem faz o que. E ficou-se a saber que o suspeito de matar 11 pessoas ainda não foi formalmente acusado e que só está em prisão preventiva com o recurso a um magistrado civil. E para ajudar na confusão o site Oceanpress revela que devido a inexistência da Polícia Judiciária Militar, quem está a liderar a investigação é o tenente-coronel Carlos Monteiro, o Comandante da 3ª Região Militar (Praia) o comando responsável directo pelo destacamento de Monte Tchota.

E nessa condição é o principal responsável pelo factos que ocorreram no destacamento, nomeadamente a falta de comunicação com o comandado do facto do crime ter sido descoberto 24 horas depois. E têm sido muitas vozes a defender que o o Comandante da 3ª Região Militar também deve responder disciplinarmente, no mínimo, perante o que aconteceu no dia 25 de Abril. Por isso entende-se que ele não deveria estar à frente da investigação.

Mas em entrevista a RCV jurista das FA, Silvino Semedo confirma que “Nos termos do código de justiça militar, quem deve investigar este caso é a PJ Militar que, devido à sua área de actividade e da sua circunscrição, é o Comando da Terceira Região Militar, ou seja, a autoridade judiciária militar é o respectivo Comandante”.

Mas deixou claro que “se houvesse uma Policia Judiciária Militar funcional e autónoma, não haveria essa sobreposição de funções, isto é, ser o comandante da 3ª região militar  a comandar as investigações ao caso Monte Txota.

  1. Não acredito, não é verdade. Comandante de 3º Região é um dos responsável pa massacre pm ael comandante é tem conhecimento ma telefone de posto de rádio ca sta funcionaba des de dia 20 de Mes de Abril e ael Cumandante pm ael é cu que fla Comandantes de Companhia pa esquece RGS ( Regulamento geral de serviço) pa pode subcarega soldados na posto de serviço. Comandante da 3º Região que aceita tudos ques posto de serviço sem tem homen para tal. Comandante de 3º Regiao sabi ma rapaz ta fumado na destacamento 2 semanas por falta de homi de fazi serviço. Responsável pa massacre é CEMFA, Coamandante da Guarda Nacional e Cumandante da 3º Região Carlos Monteiro

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.