SOS: HBS já tem mamógrafo, mas não tem radiologista

12/05/2016 08:07 - Modificado em 12/05/2016 08:07
| Comentários fechados em SOS: HBS já tem mamógrafo, mas não tem radiologista

mamografoHBS já tem um aparelho para fazer mamografias mas não tem radiologista . O que significa que se ficou na mesma: não é possível fazer mamografias.

Apesar de diversas acções contra a propagação do cancro da mama e alertas para a prevenção da doença, o Hospital Baptista de Sousa esteve durante vários anos sem o serviço de exames de mamografia para despistar a doença devido à falta de aparelho. O problema foi resolvido, mas os utentes continuam aflitos, uma vez que até agora as marcações não foram agendadas devido à falta de radiologista.

A prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da mama tem sido uma preocupação no sector da saúde, no entanto, as respostas para combater a doença ainda são insuficientes.

Há mais de um mês que o HBS conseguiu instalar um aparelho de mamografia na sequência de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Rotary Club do Mindelo, no entanto, para insatisfação dos utentes, o aparelho encontra-se inactivo o que tem motivado um clima de descontentamento.

A falta de um profissional responsável por lidar com o equipamento de diagnóstico via imagem é o motivo apontado pelo Hospital Baptista de Sousa, uma vez que a unidade hospitalar dispõe apenas de um técnico para toda a demanda do hospital.

Entretanto, Sandra Vasconcelos, Directora do Hospital garante que as marcações dos exames de mamografia deverão iniciar dentro de poucos dias, possivelmente no dia 16 do corrente mês. Segundo a responsável, a garantia é do Ministério da Saúde que assegurou a disponibilidade de um técnico radiologista que deverá chegar à ilha nos próximos dias para garantir o serviço.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.