ARFSV homenageia “Eduardo Fula” na final da Taça de São Vicente

2/05/2016 08:37 - Modificado em 2/05/2016 08:37
| Comentários fechados em ARFSV homenageia “Eduardo Fula” na final da Taça de São Vicente

Eduardo Fula (1)Eduardo Manuel Andrade, “Eduardo Fula”, uma das figuras históricas do Club Sportivo Mindelense foi o homenageado neste sábado, 30, na final da Taça de São Vicente entre Salamansa e Mindelense, onde a equipa de Salamansa conquistou o troféu com uma vitória de 3-1 sobre os campeões regionais.

De acordo com o Presidente da Associação Regional de Futebol de São Vicente, ARFSV, Júlio do Rosário, a escolha deste atleta foi uma sugestão de diversos desportistas e dirigentes da ilha, pelo seu percurso no desporto em São Vicente, nomeadamente no Mindelense onde jogou praticamente toda a sua carreira, pelo que se decidiu acolher a sugestão.

Júlio do Rosário diz ainda que para as próximas competições, como a Supertaça, serão homenageadas algumas figuras que fizeram parte da história do futebol de São Vicente.

História

“Eduardo Fula” destacou-se em Cabo Verde como um dos grandes jogadores de Futebol, Cricket e Golfe.

Futebol

“Eduardo Fula” nasceu a 30 de Março de 1919, ano da fundação do Club Sportivo Mindelense, clube do seu coração, como realça.

Iniciou a sua carreira futebolística na equipa dos infantis, aos dez anos e, aos dezasseis, entrou para a equipa de Honra, para substituir o desportista João Silveira (João Doia).

O Club Sportivo Mindelense foi a única equipa pela qual envergou a camisola, de 1929 a 1954, ano em que ganhou o Campeonato de São Vicente sem ter perdido nenhum ponto e vencedor do Campeonato de Cabo Verde, contra os Travadores da Praia, onde marcou um golo.

Foi jogador da selecção de São Vicente.

Foi orientador do Club Sportivo Mindelense durante alguns anos, onde foi também campeão por várias vezes em São Vicente e Cabo Verde. Fez parte da equipa técnica da Selecção de Cabo Verde dirigida pelo então treinador Du Fialho, no Torneio da Zona 2, Taça Amílcar Cabral, no Mali.

Golfe

Sócio fundador do Clube de Golfe de São Vicente. Campeão várias vezes em São Vicente, também capitão de golfe durante vários anos. É o primeiro campeonato nacional de golfe disputado entra as equipas de São Vicente, Santiago e Sal.

Cricket

Jogador de Cricket em São Vicente, representou o Mindelense no único campeonato de Cricket de São Vicente, onde saiu vencedor. Actualmente, faz parte da Comissão de relançamento do Cricket em Cabo Verde.

Dirigente

Associação Desportiva de Barlavento

Delegação da Federação Cabo-verdiana de Futebol em São Vicente

Clube de Golfe de São Vicente

Homenagens

Homenageado pelo Clube de Golfe de São Vicente

O Clube de Golfe e Ténis da Praia homenageou o grande capitão

Homenageado pelo Club Sportivo Mindelense

Sócio Honorário do Club Sportivo Mindelense

Homenageado pela Câmara Municipal de São Vicente

Galardoado com a Medalha de Mérito de Primeiro Grau na categoria de Mérito Desportivo pelo Governo da República de Cabo Verde, pelo seu contributo no desenvolvimento do desporto cabo-verdiano e pela sua projecção além fronteiras, no ano em que se comemorou o trigésimo aniversário da Independência Nacional.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.