Semana da Juventude: falta de parceiros condiciona actividades

14/04/2016 08:50 - Modificado em 14/04/2016 08:50
| Comentários fechados em Semana da Juventude: falta de parceiros condiciona actividades

juventudeA Semana da Juventude já vai na sua segunda semana e o balanço do Vereador do Pelouro da Juventude, Nilton Rocha, é bastante positivo. Cursos de informática, curta-metragem, promoção de eventos, torneios e espectáculos, fazem parte do programa de actividades que têm decorrido durante esta semana.

A realização da Assembleia Municipal foi um momento importante, como revela o Vereador, onde foi possível falar sobre os desafios da juventude mindelense e obter subsídios sobre as necessidades dos jovens em São Vicente. Sobre este ponto, divulga que a questão dos jovens reside na realização de mais actividades durante o ano e acrescenta que as limitações financeiras têm dificultado a realização de outras actividades durante o ano.

“Devido às limitações financeiras, temos três actividades fixas: a Semana da Juventude, a participação na Baía das Gatas e o Lazareto Games. Os jovens colocaram a fasquia mais alta e querem que realizemos muito mais actividades, pelo menos uma por mês, o que é difícil. No entanto, acolhemos esse desafio e vamos ver o que podemos fazer. Temos de ter parceiros, mas as parcerias têm sido difíceis”, afirma o Vereador.

Neste momento, revela que para as actividades da juventude, o único parceiro tem sido a CMSV. E as críticas sobre a realização de mais actividades por parte da edilidade, são assumidas pelo Vereador que, todavia, lembra que “para fazer alguma cosia é necessário um esforço financeiro”.

O tema recorrente no Pelouro da Juventude é a questão da falta de parceiros para as actividades. Como descreve, tem tido uma grande dificuldade em conseguir parceiros para as actividades, apesar de ter “batido em várias portas”. “Nesta actividade, pior ainda, e ficamos magoados, pois nem temos tido feedback, uma vez que nem se dignam de responder aos pedidos”.

Na óptica do Vereador, as actividades são importantes já que consegue o primordial, “juntar os jovens”. Pensa que é necessário atrair cada vez mais jovens, mas é necessário ter algo de “atractivo”. E o problema é o mesmo.

O Festival da Juventude, que costuma acontecer na praia da Laginha, este ano não se realizou devido a questões financeiras.

Para Nilton Rocha, o compromisso com os jovens deve ser sério, onde todos devem assumir um compromisso sério para ajudar os jovens. As parcerias, como adianta, não têm de ser apenas financeiras, mas existem outras formas de ajudar.

O tema desta edição é “Juventude e novos desafios”. Com este tema, o Vereador pretende chamar os jovens a uma participação mais cívica e mais proactiva. O voluntariado é um dos focos, mas alerta também que precisa de ser alargado.

Ainda na Semana da Juventude:

–  Fórum Juventude Vs Política 5ª feira 18:00 na Uni-Mindelo

– Flash Mob’s – 5ª feira – Rua de Lisboa – entre as 15:30 e as 16:30

–  Feira de parceiros sociais e inauguração do mural SMJM#2016 – sábado – 10 horas – Praça Dom Luís

–  Miss Semana Municipal da Juventude Mindelense – 15 de Abril – 20 horas – Praça Nova (ar livre)

– Gala da Juventude e dos Melhores alunos do Ensino Secundário 2014/15 – Domingo – 16:00 Jotamonte

-Festa Juvenil FIC – Laginha – a partir das 23 horas

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.