Professores do Mindelo participam em palestra sobre saúde vocal

12/04/2016 08:55 - Modificado em 12/04/2016 08:55

professorO tema da palestra “Cuide da sua voz” promovido por profissionais de otorrinolaringologia do Hospital Baptista de Sousa levou mais de duzentos professores à Escola Salesiana no âmbito do Dia Mundial da Voz comemorado a 16 de Abril.

É importante saber utilizar e educar a voz e prevenir consequências. Uma recomendação dos profissionais da saúde para a sociedade, sobretudo para os que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho.

Muitos são os professores com problemas vocais. Por isso, o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Baptista de Sousa promoveu, nesta segunda feira, dia 11, uma palestra dedicada aos professores da ilha de São Vicente.

No âmbito da campanha de orientação, importância da saúde e uso saudável da voz, mais de duzentos professores da ilha fizeram presença no Anfiteatro da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, participando na palestra intitulada “Cuide da sua voz”.

Os participantes entrevistados pelo NN declaram-se satisfeitos com a iniciativa e apelam por mais palestras do tipo. A professora Ana afirma que os professores têm consciência das consequências da má utilização da voz mas esquecem-se da prevenção, por isso, entende ser importante reconhecer os bons hábitos da utilização da voz, o instrumento mais importante na profissão de docência.

“Assim como o atleta cuida do seu corpo para obter um bom desempenho, também o profissional da voz deve estar atento a alguns cuidados que podem contribuir para a sua actuação”, por isso, é importante que o profissional conheça o seu instrumento de trabalho.

Camilo Neves, otorrinolaringologista, acredita que o facto de muitos docentes padecerem de problemas vocais é sinal que algo está a faltar, por isso, é necessário primar pela prevenção, razão da realização da palestra.

O Dia Mundial da Voz foi instituído em 2002. A celebração da data tem por objectivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar e prevenir eventuais problemas através do diagnóstico precoce.

  1. Luisa rodrigues

    acho que em comumuraçao ao dia mundial da voz, o ministério da educação não deveria esquecer, dos educadores de infância que mais utiliza a voz no seu desempenho.
    Penso eu que somos nos mais,a empregar a voz
    Pela proxima queremos estar, temos falta dessas informações.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.