Semana da Juventude: “Mindelenses questionam a inexistência do Ministério da Juventude no novo Governo”

12/04/2016 08:49 - Modificado em 12/04/2016 08:49

semana juventudeTendo iniciado desde o passado sábado com diversas programações ao longo da semana, a Semana da Juventude Mindelense está enquadrada nas comemorações dos 137 anos da cidade do Mindelo.
Sob o lema “Juventude, uma geração, novos desafios”, organizado pelo Conselho Municipal da Juventude da Câmara de São Vicente, pretende-se, mais uma vez, promover o intercâmbio entre os jovens, com uma programação diversificada.

Contudo, diversos jovens contactados por este online para falar sobre os novos desafios propostos que fazem parte do lema, afirmam que “sabura nunca foi um desafio” e nem cultura para a nova geração. Relembrando que se o foco do Pelouro da Juventude é trazer à baila as questões ligadas aos novos desafios, deveria centrar-se num programa mais ligado às necessidades, desafios e problemas que a juventude enfrenta hoje.

“Uma juventude complexa que temos hoje carece de uma semana mais rica”, afirma Paulo Neves, que diz ainda que se querem organizar uma semana da juventude precisam de rever o programa porque está muito pobre para uma semana da juventude.

Ainda sobre o evento que decorre durante a semana da cidade do Mindelo, que completa mais um ano no dia 14 de Abril, a população reafirma que a juventude precisa de escolas profissionais, de bibliotecas, de escolas de música e cinema, de associações culturais e desportivas, de espaços de debates sobre a sociedade, entre outros.

Para muitos, o Município é tão responsável como o Governo de José Maria Neves pela incultura da juventude e do desemprego, limitando-se a fazer “bailecos” na Rua de Lisboa e festivais de incultura como o Festival da Baía.

Nilza assegura que “seria bom um festival mas pensado onde as artes, a literatura, o urbanismo, os desportos, os debates sobre os problemas da ilha, fossem integrados”.

Aproveitam ainda esta deixa recordando ao novo Governo o facto de não haver ministros de São Vicente no Governo de Ulisses Correia e Silva, classificando-o com um “triste atestado aos políticos de São Vicente do MpD”.

Em jeito de ironia, sugerem aos que dão novo tema ao certame para que este seja chamado de “Os Motivos da ausência da Juventude no Novel Governo”, ironia que tem o propósito de ser, uma vez que o novo elenco governamental apresentado não possui um Ministério da Juventude, que foi uma das bandeiras de campanha do novo Primeiro-ministro para as eleições de 20 de Março.

Para esta semana, de 12 a 16 de Abril, a Semana Municipal da Juventude tem a seguinte programação:

Torneio de futsal – masculino e feminino – data: 10 – 14 de Abril local: Escola Secundária José Augusto Pinto – hora: 19h00 – 22h00

Formação‬  – organização e produção de eventos; produção de curta-metragem; informática – montagem de computadores – data: 11 a 15 de Abril local: Escola Secundária José Augusto Pinto hora: 15h00 – 17h00
Jogos de mesa de salão‬ – bisca, snooker, ping-pong, matraquilhos – data: 12 de Abril Concurso‬ guitarra acústica – data: 12 de Abril local: Jota Monte hora: 17h00

Fórum juventude vs política‬ – data: 14 de Abril local: auditório da Uni-Mindelo – (bloco b) hora: 18h00

Miss Semana Municipal da Juventude‬ 2016 – data: 15 de Abril local: Praça Nova hora: 20h00

Feira dos parceiros sociais‬ – data: 16 de Abril local: Praça Dom Luís hora: 10h00

Inauguração da pintura do mural da Semana da Juventude‬ – data: 16 de Abril local: Praça Dom Luís hora: 15h00

Festa juvenil‬ – data: 16 de Abril local: Fic – Laginha hora: 23h00

Gala da juventude‬ – data: 17 de Abril local: Jota Monte hora: 17h00

  1. Jovem Mindelense

    O MPD todos sabemos que ele é um partido de direita e capitalista. O que lhe interessa é classe empresária estar rica. A juventude que se lixe, segundo as politicas desse partido. Quanto a Ministros de SV, mais uma vez ficamos a ver navios, pois, quero vincarUNS não veio buscar ninguém em SV. Apanhou gente que se diz de SV na Praia. Eu que sou jovem e mim depende que votei UCS estou triste decepcionado

  2. Vanilda

    Eu penso que deve ser papel da propria comunicação social, ao falar do novo Governo, informar que em momento nenhum foi informada a organica dos ministerios pelo que não faz sentido certos comentarios e ilações. Vamos aguardar as organicas e falar depois. Desde já, acredito que a Juventude estará com o proprio primeiro ministro, um lugar de prestigio que nunca nenhum Governo deu!!!!

  3. Piedade Lima

    DISPARATE !
    Ministéria da Juventude como a juventude fosse algo à parte. Porque um Ministério das Mulheres, outro dos Mùsicos, dos Desepregados…
    Nada de discriminações ou de pedidos loucos?

  4. lili

    esse novo governo ja faze kes ministerio um salada russa. um dento ote dente ote.

  5. Francisco andrade

    Caro jovem Mindelense. Voce sempre terá “voz”,procura as entidades competentes e leva a tua palavra, pois estamos num regime democrático. Não vale a pena decepcionar. Fica a dica.

  6. tanta ignorânica para esse jovem mindelense, se calhar você não votou Mpd e vem com essa lenga lenga de decepção. Os membros do Governo são escolhidos por mérito competência e com provas dadas, não é por ser de S.Antão, S.Vicente, S.Nicolau, Praia etc.

  7. atento

    Deviam ter criado um Ministério para a Juventude e Desporto independentemente de outros ministérios e convidado alguém de s.vicente como por exemplo antonio monteiro da ucid para encabeçar esse ministério. A coisa ficou feia na mesma com ministro só da praia. O QUE SERA DE S:VICENTE

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.