ADECO preocupada com o acesso à saúde dos mais desfavorecidos

8/04/2016 09:03 - Modificado em 8/04/2016 09:03

adecoA ADECO denuncia situações que considera preocupantes em relação ao acesso à saúde na ilha de Santo Antão. António Pedro Silva, Presidente da ADECO, pede a colaboração dos cidadãos para que estas situações possam ser ultrapassadas.

A primeira situação prende-se com as pessoas com menos recursos. “Há poucos dias, em Santo Antão, várias pessoas com muitas dificuldades financeiras não recorreram aos serviços de saúde para não enfrentarem o que elas consideram um vexame se for pedida a taxa moderadora, pois não têm recursos para pagarem essa taxa”.

Para a ADECO esta é uma situação preocupante que precisa de reflexão já que, por motivos financeiros, as pessoas não têm recorrido aos serviços de saúde, mesmo em situação de doença com receio de não terem dinheiro para pagarem os serviços. Espera que algo seja feito para reverter a situação e levar a saúde a todos.

Outra preocupação da ADECO está relacionada com a forma de receitar e também de compra de medicamentos. Para a associação, a forma de receitar medicamentos leva com que as pessoas sejam obrigadas a comprarem mais medicamentos do que os que precisam. “Por exemplo, se a prescrição prevê dezasseis comprimidos, porque é que as pessoas têm de comprar uma caixa que tem muito mais?”.

Para a ADECO, as pessoas com menos possibilidades encontram um entrave no acesso aos medicamentos. Espera levar avante uma campanha de forma a induzir uma reflexão sobre estas situações.

  1. roxana

    Esto ocurre em SV . No jornal A Semana a Tia de uma Criança POBRE DENUNCIO que o atendimento de Urgencia Oftalmologica foi negada DUAS VECES p els NÂO ter 300 esc !!!!!!!!!!!!!!! . Tambem um rapaz por não haver pagado a Taxa no BU quando era 150 esc (naquele tempo) a especialista NEGOU ATENDER ate q ele PAGARA . COM DOR FOI A PEDIR ESMOLA ao regresso casi caio na chão , O atendimento por essa CACHORRA foi a pos de DUAS HORAS !!!!!!!!!!!! Ela a CACHORRA SABE o QUE DENUNCIO . Pena q este facto conhoci a pos de 5 anos .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.