Tensamba e Sabotage to Assembly trazem o Espírito Artístico e Musical do Brasil para a ilha do Sal neste mês de agosto

9/08/2023 18:56 - Modificado em 9/08/2023 18:56

O festival internacional da cultura brasileira está a chegar a África este mês de agosto, oferecendo um concerto do Projeto Brasileiro e uma extensa programação de atividades paralelas na ilha do Sal. Para além das melodias cativantes, uma diversificada gama de atividades paralelas estará em destaque de 19 a 26 de agosto.

Num notável espetáculo de troca artística e cultural transcontinental, o Tensamba, o famoso festival cultural brasileiro, está a deixar a sua marca no continente africano, brindando as costas de Cabo Verde com uma vibrante mostra de música e arte, conforme nota enviada à nossa redação.

A “ambiciosa” edição do festival, curada sob a liderança do CEO Tomás López-Perea Cruz, está pronta para se desdobrar na ilha do Sal, prometendo não apenas música, mas uma envolvente experiência cultural.

“Esta iniciativa pictórica de grande formato vem da mão de Sabotaje al Montaje, uma equipa de muralistas conhecidos pelo seu envolvimento e intervenção nas cidades, centros urbanos e comunidades vizinhas em muros ou prédios com obras de grande porte escala”, refere a nota.

Os murais, apontou, servem como uma personificação do ethos do festival, conectando corações e mentes com o ambiente circundante e amplificando a experiência musical. O Projeto Brasileiro sobe ao palco a 19 de agosto num dos hotéis da ilha do Sal.

Proveniente das Ilhas Canárias, o Projeto Brasileiro conquistou um nicho ao longo da última década, canalizando magistralmente a essência da música brasileira através das cativantes vozes de Rebeca Mora, da arte do guitarrista Jonay Mesa e da destreza rítmica de Amílcar Mendoza na bateria.

A experiência Tensamba em Cabo Verde é um testemunho da colaboração e unidade, apoiada pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Câmara Municipal do Sal, Embaixada de Espanha em Cabo Verde, Lar África, Hotel Odjo d’Água, Binter, Restaurante Flor de Sal e Projeto Biodiversidade. O programa curado é uma homenagem à rica cultura de Cabo Verde e às suas profundas ligações com o Brasil.

Para além das melodias, uma diversificada gama de atividades paralelas estará em destaque de 19 a 26 de agosto. A tela de Cabo Verde ganhará vida à medida que o artista Matías Mata (Sabotage to Assembly) pinta a sua obra-prima, um mural que evolui diariamente até o último dia do festival na ilha.

Abrangendo todos os grupos etários e interesses, o Tensamba está a promover discussões para crianças, conferências com associações de pescadores, masterclasses musicais para bateria, baixo, guitarra e harmonia brasileira, envolventes exibições de capoeira e vibrantes performances de batucada.

A semana terá início com uma cerimónia de abertura e culminará numa foto de grupo, assinalando a conclusão do mural.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.