Alveno Soares: jovem seleccionado para bolseiros do Mandela Washington Fellowship

29/03/2016 07:35 - Modificado em 29/03/2016 07:35

alvenoAlveno Soares, mindelense, é um dos oito jovens cabo-verdianos seleccionados para serem bolseiros do Mandela Washington Fellowship, no âmbito do programa Jovens Líderes Africanos, YALI, 2016 e fala sobre a oportunidade de captar novas experiências.

Em conversa com este online, Alveno Soares revelou que a participação no programa Mandela Washington Fellowship, acontece primeiramente devido à sua experiência em representação internacional, tendo já participado nalguns fóruns internacionais e também pelo desejo de aprender cada vez mais.

De acordo com este activista social que está inscrito na área de Liderança cívica, esta é a oportunidade de conhecer novas experiências, para além de conhecer de perto o Presidente norte-americano, Barack Obama, o criador do programa. “É uma sorte que tive. E não é todo o dia que temos o privilégio de conhecer pessoalmente Barak Obama. É uma satisfação enorme”, assegura.

Alveno conta ainda que teve acesso ao concurso para a escolha dos bolseiros através da plataforma online Youtube África. Entretanto, já tinha conhecimento do programa.

Viu no programa uma oportunidade de participar numa formação de outro nível. “Inscrevi-me com a ideia de ser seleccionado e não como mais um fórum onde me inscrevo”, refere o jovem que está no último ano de licenciatura e cuja viagem para os EUA ocorre na mesma altura da sua formatura. Apesar do gosto amargo que fica por não participar na formatura, Alveno afirma que a vida é feita de escolhas e esta, por sinal, é muito importante para o jovem que acredita que quando se quer alguma coisa, “temos de fazer para merecer”.

Criado no seio de uma família humilde e sendo o único dos oito seleccionados sem se licenciar, Alveno realça o facto do concurso ter sido imparcial e, para ele, isso significa estar ainda mais motivado para agarrar esta oportunidade, o que o deixa orgulhoso e com a possibilidade de representar o País de forma digna.

“Sinto-me no dever de fazer algo para representar o meu País, a minha ilha, a minha universidade e o meu curso”.

Questionado sobre as experiências e partilhas que pretende transmitir durante o programa, o jovem mindelense refere a sua experiência no voluntariado. “Tem tudo a ver com a área onde estou inscrito. E levar um pouco desta experiência que pode servir de inspiração a outros alunos, é satisfatório”.

“Mas também pretendo captar o máximo possível de informação de forma a contribuir ainda com mais qualidade e dedicação”.

Este ano, 78 jovens de diferentes ilhas do arquipélago, concorreram ao programa, oito foram os seleccionados, contrariamente ao ano passado, onde apenas quatro foram escolhidos.

Alveno Soares, animador sociocultural, guia turístico, activista social/ambiental e representante juvenil, actualmente estuda o último ano do curso de Serviço Social na Universidade Jean Piaget.

O Mandela Washington Fellowship é um programa criado pelo Presidente americano Barack Obama, dirigido a jovens africanos entre os 25 e os 35 anos e pretende empoderar os jovens nas áreas de gestão pública, negócios e empreendedorismo e liderança.

Este programa é um projecto de “alta prioridade” para o Presidente Barack Obama, que foi lançado em 2010 e espelha a sua visão de transformação da África através dos jovens líderes africanos.

Os participantes seleccionados para usufruírem desta experiência, ficarão seis semanas nos Estados Unidos da América, onde receberão formação em universidades americanas, terão oportunidade de participar numa cimeira de três dias e ainda num encontro com o Presidente Barack Obama.

  1. António Duarte

    Desejo-te os maiores sucessos, pois sinto que tens um potencial enorme para ser um grande cidadão do Mundo e, esta oportunidade, surge como uma luva à tua medida. Um abraço e sucessos caro colega do 1º Curso do Direito da Uni-Mindelo.

  2. Desiludido

    Muitos parabéns Caro Jovem ALVENO! Bem mereces pelo teu esforço, simplicidade e conhecimento. Conheço-te e sei que és um jovem cheio de dinamismo. Procure ser cada vez mais um jovem modelo e transmitir aos teus colegas esse dinamismo, responsabilidade, seriedade, altruismo bem como a simplicidade. Que Deus te abençõe rumo ao teu futuro que desejo seja BRILHANTE. Não te esqueças, procure ser um HOMEM HONRADO E SIMPLES.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.