Ulisses Correia e Silva: “deve-se realizar um estudo para apurar as causas da abstenção”

23/03/2016 08:07 - Modificado em 23/03/2016 08:07

ulissesO Presidente do Movimento para a Democracia, Ulisses Correia e Silva, assegura que se deve fazer um estudo, perante a percentagem de abstenção verificada nas eleições legislativas de 2016 no qual saiu vencedor com 53,5% dos votos, mas registou-se uma abstenção de 34,1%, sendo a ilha da Boavista, a ilha com a mais elevada taxa de abstenção do País onde 2213 eleitores não votaram.

De acordo com os dados do NOSI 118.394 eleitores não foram votar nas eleições legislativas de 2016. Contudo, em entrevista à TCV, Ulisses Correia e Silva acredita que este facto não beneficiou o partido do MpD e nem o sistema democrático teve louros com a abstenção. Desta forma, o Presidente dos ventoinhas defende que “a Comissão Nacional Eleitoral deve realizar um estudo para apurar o que realmente aconteceu”, mas esclarece que existem vários tipos de abstenção em Cabo Verde, entre as quais a administrativa (os eleitores não encontram os seus nomes nos cadernos eleitorais). Ainda há a abstenção da vontade própria, ou seja, aqueles que não vão votar deliberadamente. Para obter as respostas da razão do elevado número de abstenções, Ulisses Correia e Silva defende que “para evitar especulações é necessário realizar um estudo para se saber efectivamente o que aconteceu e só depois fazer as comparações”.

Ulisses Correia e Silva agradece aos cabo-verdianos pela vitória, mas destaca o grande feito na ilha do Fogo, sendo a primeira vez que o MpD vence na ilha do Vulcão e adianta que o futuro governo deverá agir rapidamente e trabalhar no sistema de segurança e de evacuação desde a escola, porque Cabo Verde ainda terá de conviver com o Vulcão. Todavia, o futuro 1º Ministro assume uma responsabilidade para com todos os cabo-verdianos e garante que irá governar para todas as ilhas.

  1. aivlis

    Elevada taxa de abstenção é devido a Descrença nos políticos. O povo escolhe mas parece que; é eles que estão fazendo algum favor ao povo. São muito hipócritas. Não olhem meios para conseguir seus objectivo. Agora publiquem ess post se quizerem. Pq voçês tb não são imparciais.

  2. M. Freitas

    Abstenção tem vários motivos: 1 – PAICV esteve muito mal (Primeiro Ministro cometeu erros gravos) desde as Eleições Presidenciais e não só… 2 – Congresso do PAICV para eleger o Presidente do Partido o que dividiu o partido ainda mais e para mim a convivência entre eles é decorativa… 3 – o Estatuto dos titulares de cargos politico que foi aprovado pelos Deputados e pelo Primeiro Ministro, sabendo das várias reivindicações de pedido de aumento de vencimento dos funcionários Públicos e não só! 4 – A Teimosia da Ministra das Finanças em Governar de costa voltado para as pessoas! Também deve ter em conta que Milhares de pessoas não votem porque é proibida nas suas Igrejas. Investiguem para saber que Igreja é! E deve ter em conta também que há muita gente que não votem por e simplesmente porque não sabem como funciona o País! Voto obrigatório seria o ideal para resolver abstenção.

  3. carlos bentub

    brincadeira nem, fazer estudos pra que? todo mundo sabe os motivos, ou quer ja dar que ganhar alguma empresa de consultoria do seu ciclo pra pagar favrores?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.