PAICV centra foco na economia do Mar

7/03/2016 08:05 - Modificado em 7/03/2016 08:05
| Comentários fechados em PAICV centra foco na economia do Mar

navio mar1PAICV convida Oscar Melício para explicar o seu programa  no tocante a  economia do do mar no caso de ser escolhido para continuar a formar governo na próxima legislatura.

O centro do discurso de Melício esteve nas obras realizadas e nas opções de formação na área marítima. Para Melício o trajeto da economia marítima em Cabo Verde iniciou-se quando o PAICV entrou para o Governo em  2001 e teve como desafio levantar o embargo do país na exportação de pescado para a Europa.

“São Vicente vive a volta da economia do mar e o Governo tem feito para São Vicente sobre  da economia do mar?”, como questionou. Prioridade foi levantar o embargo, e “adoptou como estratégia fazer de São Vicente uma ilha com vocação marítima”. O embargo foi levantado em 2003.

Ainda nas conquistas,  Melício fala das obras no Porto Grande, a construção do terraplano, e a formação de quadros para a área do mar. Ainda na lista de ganhos e projectos inclui o porto internacional de pesca e de transbordo. “É  preciso criar  mais emprego, mas para ter mais emprego precisamos de mais economia e mais pescas. E assim  foram lançadas  as obras modernização do Porto Grande de São Vicente.

“Temos pessoas formadas em Cabo Verde na área do mar e queremos que mais jovens tenham a oportunidade de formarem-se como marinheiros em Cabo  Verde”. E menciona  a criação da escola do mar para jovens com 12º, onde são formados  no país e mesmo assim  podem ter oportunidade de trabalhar no estrangeiro.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.