Perfil/ Manuel Inocêncio Sousa: experiência e pragmatismo

1/03/2016 08:36 - Modificado em 1/03/2016 08:36
| Comentários fechados em Perfil/ Manuel Inocêncio Sousa: experiência e pragmatismo

manuel inocencio 3A lista do PAICV na ilha de São Vicente apresenta um dos nomes mais experientes na senda política em Cabo Verde: Manuel Inocêncio, tendo no currículo o estatuto de Ministro, de Deputado e de candidato à Presidência da República. É natural da Ilha de São Vicente, onde nasceu a 22 Junho de 1951.

Inocêncio faz a sua formação académica em Portugal, no Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia Civil, tendo feito uma pós-graduação em Gestão de Recursos Hídricos. Como complemento da sua formação, realizou o mestrado em engenharia sanitária pelo Hidraulic Institute of Engeneering de Delft, na Holanda. Profissionalmente exerceu actividade profissional no Ministério das Obras Públicas, na Empresa Estatal de Construção.

Politicamente, ingressou no PAICV em 1974 e, no seu percurso dentro do partido, ocupou cargos como membro da Direcção Nacional do PAICV, Membro da Comissão Política e da Comissão Permanente, tendo sido eleito Deputado da Nação.

Como membro do Governo, ocupou os cargos de Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades e Ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, cargo que ocupou até 2011. Pese as críticas, todos reconhecem  que quanto se escrever a história recente de Cabo Verde, com o distanciamento que o tempo trará Manuel Inocêncio entrará nessa história com o homem que sob a sua direcção o pais recebeu obras de infra- estruturação, aeroportos, portos, estradas, barragens e outras infra-estruturas que mudaram o país.

As eleições não são um campo desconhecido para Inocêncio já que em 2011 foi candidato a Presidente da República. Corrida que perdeu na segunda volta das presidenciais a favor do actual Presidente Jorge Carlos Fonseca.
Hoje ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração da CVTelecom.

No discurso de apresentação dos candidatos no Mindelo, Manuel Inocêncio mostrou-se confiante na equipa que lidera nestas eleições em São Vicente, prometendo fazer tudo, ele e a sua equipa, para defender os melhores interesses de São Vicente. Ainda em acções de pré-campanha para que tudo esteja a postos para o arranque na próxima quinta-feira, 3 Março.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.