Círculos eleitorais: PSD concorre apenas na diáspora, PP, PTS sem tempo de antena

25/02/2016 08:21 - Modificado em 25/02/2016 08:21
| Comentários fechados em Círculos eleitorais: PSD concorre apenas na diáspora, PP, PTS sem tempo de antena

votarDepois da entrega das candidaturas por parte dos partidos nos diversos círculos eleitorais, a CNE informa em que círculos os partidos vão concorrer. O cPAICV, o MpD e a UCID são os totalistas, concorrendo em todos os círculos eleitorais, isto é, nos treze círculos existentes, dez dentro do País, Américas, África, Europa e Resto do Mundo. Para a UCID, é a primeira vez que concorre em todos os círculos eleitorais. A UCID teve alguns contratempos nas listas para a Boavista e as Américas, mas foram regularizadas e admitidas.

O PSD, por sua vez, vai ter a sua actuação mais forte fora do País. Concorre em todos os círculos fora, América, África, Europa e Resto do Mundo, e ainda em Santiago Sul. O PP restringe a sua actuação ao Sul do País, com candidaturas no Fogo, em Santiago Sul e em Santiago Norte. O PTS apenas vai a votos em Santiago Sul.

A divisão das candidaturas pelos círculos também dita o número de deputados que cada partido pode almejar.

Os círculos que elegem mais deputados situam-se em Santiago. Um bom resultado em Santiago, tanto Sul como Norte, será importante para as aspirações dos partidos. Santiago Sul elege para o Parlamento dezanove deputados, enquanto que a sua vizinha Santiago Norte, catorze, perfazendo um total de trinta e três deputados. Na globalidade, são setenta e dois assentos em disputa no Parlamento.

O terceiro maior círculo eleitoral é o de São Vicente, com 11 deputados, mas com apenas três partidos na corrida. Do ponto de vista do poder partidário dentro do Parlamento, Santiago Sul, Santiago Norte e São Vicente deverão ser a grande aposta dos partidos. Os círculos eleitorais fora do País, em termos de peso parlamentar, elegem apenas dois deputados por círculo.

Como o PP, o PSD e o PTS concorrem em menos de cinco círculos, segundo a lei, não terão tempo de antena nos órgãos de comunicação pública.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.