Listas aprovadas devem ser publicadas hoje no Boletim Oficial

25/02/2016 07:58 - Modificado em 25/02/2016 07:58
| Comentários fechados em Listas aprovadas devem ser publicadas hoje no Boletim Oficial

cneA Comissão Nacional de Eleições (CNE) assegura que as listas dos partidos aprovadas para a “corrida” nas legislativas de 2016 deverão ser publicadas hoje, dia 25 de Fevereiro. O partido da UCID consegue, pela primeira vez, concorrer em todos os círculos eleitorais em Cabo Verde.

“O processo de aceitação das listas com recurso ao Tribunal Constitucional já está concluído e as listas aprovadas devem ser publicadas na quinta-feira, 25, no Boletim Oficial”, diz a Inforpress de acordo com informações da CNE.

Nas eleições legislativas a decorrerem no dia 20 de Março destaca-se a apresentação das candidaturas da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pela primeira vez em todos os círculos eleitorais do País. Até alcançar este facto inédito, o partido viu as listas da Boa Vista, América e Europa e Resto de Mundo rejeitadas nos tribunais de primeira instância, todavia, recorreu ao Tribunal Constitucional que as validou. Assim sendo, a UCID concorrerá em todo o Cabo Verde.

Neste sentido, confirmam-se as candidaturas do PAICV, do MpD e da UCID em todos os 13 círculos eleitorais do País e da diáspora. Logo após a publicação no BO, será realizado o sorteio dos tempos de antena gratuitos na rádio e na televisão, visto que só os partidos políticos que conseguem concorrer a pelo menos 5 círculos eleitorais exercem esse direito.

A Presidente da CNE afirma à RCV que “o Partido Socialista Democrata (PSD) viu aprovada apenas quatro das sete listas apresentadas, sendo uma no País, Santiago Sul e as três na diáspora, designadamente África, América e Europa e Resto do Mundo. Acrescenta ainda que “o recém-criado Partido Popular de Cabo Verde (PP) conseguiu a aprovação para todas as regiões políticas onde apresentou as listas de candidatos a deputado: Santiago Sul, Santiago Norte, Fogo e o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), apenas em Santiago Sul”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.