Boa Vista/Derrubado: actividades piscatória e turística suspensas

18/02/2016 08:17 - Modificado em 18/02/2016 16:25
| Comentários fechados em Boa Vista/Derrubado: actividades piscatória e turística suspensas

cardumeA Delegação Marítima da Boavista, depois de ouvir outras autoridades, decidiu suspender a actividade turística e piscatória na zona de “Derrubado” depois de ter constatado o aparecimento de cardumes de peixes mortos junto às praias e no mar alto. A AMP ainda não sabe a causa mas acha que “provavelmente poderá ser originada por um produto tóxico prejudicial à saúde”. E enquanto as autoridades apuram as causas, as actividades de pesca e de turismo foram suspensas a partir de 15 de Fevereiro e só serão retomadas quando a situação for regularizada.

Reagindo a essa informação, Rui Freitas, biólogo da UNICV, questiona:

Caso Derrubado na Boavista, será toxicidade aguda, será toxicidade crónica, será hipóxia, “não sabemos” – ponto final. Pistas? é de cianobactéria, é de dinoflagelado tóxico, “o que sabemos?”

O peixe morto em cardumes pertence a uma espécie, a duas ou a várias? “O que sabemos?”… Afinal o que sabemos?

 

Só sei que Derrubado e as suas baías e reentrâncias possuem espécies de Cones endémicos dessas baías e várias outras e, por isso, endémico da BV e de CV. Ex libris singular da nossa biodiversidade marinha, estarão perdidos ou estão vivos ainda? Vivem em águas pouco profundas o que pode amplificar a toxicidade uma vez que são moluscos gastrópodes.

Esperamos bem que as autoridades tomem seguimento máximo dessa ocorrência. ”

 

alterado  as 16 h 28m

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.