Ministério da Saúde promove Oficina de Saúde Mental

16/02/2016 08:11 - Modificado em 16/02/2016 08:11

Ministério da Saúde Cristina FontesTécnicos de saúde mental vão estar reunidos esta quarta-feira, 17, na cidade da Praia para discutirem sobre a saúde mental numa “Oficina de Saúde Mental” promovida pelo Ministério da Saúde. A finalidade da oficina é discutir os aspectos relativos à planificação e ao reforço dos cuidados da saúde mental e validar o protocolo terapêutico da psiquiatria.

A saúde mental da população cabo-verdiana tem sido uma preocupação para as autoridades de saúde. Razão que levou alguns técnicos de saúde, psiquiatras, psicólogos, médicos, enfermeiros dos hospitais centrais e regionais a reunirem-se numa Oficina de Saúde Mental realizada na cidade da Praia.

Daniel Ferreira, Presidente da Aponte e bastonário da ordem dos médicos, acredita que o sector da saúde mental tem grandes desafios na melhoria da qualidade das prestações. O mesmo adiante que “o protocolo é sempre útil, sobretudo se for bem compreendido e se houver condições prévias para a sua aplicação, pois são necessárias competências básicas”.

A finalidade é discutir questões relativas à planificação e ao reforço dos cuidados da saúde mental e validar o protocolo terapêutico da psiquiatria.

O bastonário acredita que há sempre espaço para se melhorar as competências básicas de proximidade numa abordagem mais comunitária no sentido de alargar os serviços de saúde mental em Cabo Verde.

A Ministra da Saúde Cristina Fontes Lima assegura que há uma vontade política no sentido de responder da melhor forma, por isso, trabalhou equipas para melhor responder às demandas no recrutamento de mais psicólogos, formações para enfermeiros especializados na saúde mental, assistentes sociais, um trabalho que permitiu maior acesso aos medicamentos.

  1. Malaguitinha

    Cristina Fontes e toda a sua equipa deviam ser os primeiros a serem submetidos a uma “revisão geral” nessa “oficina” e só depois falar-se-ia da saúde mental dos outros caboverdianos. Fica aqui a minha sugestão.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.