Ministra da Saúde acredita que até o fim deste mês a epidemia de Zika estará controlada

16/02/2016 08:06 - Modificado em 16/02/2016 08:06
| Comentários fechados em Ministra da Saúde acredita que até o fim deste mês a epidemia de Zika estará controlada

zikaA ministra da Saúde de Cabo Verde acredita que até o fim deste mês a epidemia de Zika estará controlada. E garante que o governo não vai esconder nada  nem a população, nem a comunidade internacional. Afiança que as autoridades sanitárias estão já a trabalhar num plano de intervenção pós-epidemia.

A tendência de aparecimento de casos suspeitos de infeção por vírus Zika em Cabo Verde tem sido decrescente desde meados de novembro, altura em que foi atingido o pico da epidemia, com a notificação de 800 casos numa única semana.

Os dados mais recentes apontam a notificação entre 01 e 07 de fevereiro de 67 casos, sendo que, segundo as autoridades de saúde, na última semana foram vários os dias em que não houve notificação de casos na cidade da Praia, a zona mais afetada.

“Com a evolução, até ao fim do mês estaremos a resolver este problema. Esta última semana tivemos vários dias em que houve zero casos em Santiago, zero casos em São Filipe (Fogo). Depois, de vez em quando, há dois ou três, mas no Maio há mais de quatro semanas que não há nenhum caso. Depois de x dias sem aparecerem casos, consideramos que controlamos este surto, mas, tendo o vetor, temos que estar atentos e mantê-lo a níveis que não seja capaz de transmitir”, disse Cristina Fontes Lima.

Cabo Verde registou desde a primeira semana de outubro 7.325 casos suspeitos de infeção por vírus Zika.

Fonte LUSA

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.