PAICV: Onde estão os jovens?

15/02/2016 08:26 - Modificado em 15/02/2016 08:26
| Comentários fechados em PAICV: Onde estão os jovens?

PAICVA lista do PAICV para o círculo eleitoral de São Vicente foi entregue na passada semana ao Tribunal de São Vicente. Uma lista liderada pelo já veterano nas lides partidárias, o ex-Ministro Manuel Inocêncio. A renovação da lista, a inclusão de jovens e o equilíbrio de género tem sido a bandeira da Presidente do partido Janira Hopffer Almada para as eleições que se avizinham.

Durante a apresentação das listas, Almada reafirmou os critérios que estiveram na base da formação das listas: “Quisemos uma aliança muito forte entre a juventude e a experiência para trazermos inovação sem esquecermos o percurso, mas quisemos também reconhecer o grande papel que as mulheres têm tido na construção deste País desde a independência”.Assim como foi feita uma análise da lista do MpD a fim de procurar os jovens da lista como apregoado pelo partido, da mesma forma, fizemos o mesmo à lista do PAICV para São Vicente, a fim de ver onde estão os jovens e, neste caso, também as mulheres.

À primeira vista, da lista dos efectivos destaca-se uma vantagem para as mulheres. Dos onze nomes propostos, cinco são homens enquanto que seis são mulheres. Falando de equilíbrio de género com a inclusão de mulheres, o PAICV, como cita a sua Presidente, reconhece pois o papel das mulheres na construção do País. Ainda em relação às mulheres, a primeira da lista, Filomena Martins, aparece na teceria posição que é considerada elegível, enquanto que a segunda mulher da lista, Luana Silva, ocupa a sexta posição, já numa posição mais delicada que só os resultados dirão.

A Presidente do partido apesar de incluir jovens na lista não perde de vista a integração de activos experientes do partido na lista. Isso faz com que a procura dos jovens na lista encontre como cabeça de lista um veterano, Manuel Inocêncio. O cabeça de lista do PAICV há muito que se encontra nas lides partidárias ocupando o cargo de Deputado, Ministro e, inclusive, foi candidato a Presidente da República, tendo perdido na segunda volta a favor de Jorge Carlos Fonseca.

Na lista entregue ao Tribunal de São Vicente, Filomena Martins ainda resiste do mandato anterior. As primeiras cinco posições, em termos de juventude e mulheres, são caracterizadas por experiência e por pessoas que já têm um percurso conhecido na política. João do Carmo tem no seu percurso a coordenação do PAICV em São Vicente, Deputado Municipal e, agora, Secretário-geral do PAICV. Filomena Martins dispensa apresentações no que concerne à experiência política, pois já foi Ministra e ainda é Deputada do PAICV pelo círculo de São Vicente.

Alcides Graça vem perfazendo o seu percurso político como Deputado Municipal e Coordenador do partido. Nilton Silva também é um activo do PAICV no Mindelo ocupando cargos de liderança dentro da cúpula do partido em São Vicente.

Dos nomes apresentados, a experiência é evidente, mas a juventude não é assim tão clara, como se esperava. Luana Jardim Silva, apesar de algumas inclusões na lista do PAICV para as autárquicas de 2012, é a jovem do grupo. E aparece na sexta posição, posição que só é alcançada com uma maioria qualificada na ilha de São Vicente, quando os três partidos com assento no Parlamento têm, em São Vicente, um terreno fértil. Isto quando se constata que os deputados da UCID sempre foram eleitos pelo círculo de São Vicente. A outra jovem do grupo pode ser encontrada logo após Luana, Emeline Mota, e também se encontra numa posição complicada de elegibilidade para o Parlamento.

Adilson Sancha, Etelvina Teque, Carla Roque Guiomar fecham o leque de candidatos do PAICV para o círculo eleitoral de São Vicente, mas não trazem juventude à lista.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.