Criança de doze anos diz que foi espancada na esquadra da PN

23/08/2012 00:30 - Modificado em 23/08/2012 00:30

Uma criança de 12 anos alega que foi espancado na Esquadra Policial de São Filipe, na ilha do Fogo. A adolescente apresentava lesões no corpo e afirma que foi presa por ,alegadamente ,estar envolvida no furto de uma máquina fotográfica juntamente com outros jovens delinquentes.

 

Sandro, de 12 anos, residente na cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, alega que foi espancado por agentes da Polícia Nacional, na Esquadra Policial de São Filipe. De acordo com o adolescente, ele foi detido no mercado da cidade de São Filipe, porque os agentes policiais alegaram que roubou uma máquina fotográfica.

Sandro afirma que “na manhã, de ontem fui comprar leite no mercado e a polícia deteve-me por causa do roubo de uma máquina fotográfica. Levaram-me para a Esquadra Policial e colocaram numa cela, onde fiquei até a noite sem comer, nem beber”.

Depois de passar algumas horas detido, o adolescente foi enviado para casa, pelo que foi levado ao hospital e a Procuradoria da República, pelo gestor da escola, onde ele estuda. Segundo Mário Cabral, Sandro padece de alguns problemas e que por vezes comete alguns delitos. O gestor reprova o comportamento dos agentes policiais, pela forma como espancaram o menor.

Cabral disse a RCV que “conheço muito bem o Sandro, pelo que a sua professora havia comunicado a escola, sobre os problemas que lhe afectam.Mas ele pode ter o seu problema e alguma coisa deve ser feita.Espero que sejam criadas condições, ou espaço para crianças com essa atitude e não para a polícia estar a espanca-las”

Já o comandante da Esquadra de São Filipe lamentou a situação e afirma que será aberto um inquérito contra os agentes da Brigada de Investigação Criminal, envolvidos na ocorrência.

  1. augusto

    isto e lamentavel, mas tambem os devem iducar os filhos, mas lamentaveis assim mesmo, os policias devem aprender mas, mas isto acontece frekuentemente no fogo.

  2. Verdinho

    Meu deus aonde chegamos. Mas ninguem faz nada contra os agentes da PN que abusam do PODER?
    Sera que estamos num estado de DITADURA policial?

  3. patron

    Bem dado . Ez sabi mes e imputavel es ta fazi so merda. Naku bem dadu

    • senhor PATRON e senhor TOY, nhós ta disculpam nka sta di acordo ku nhós, e é pa fla nhós ma kenha ki tem és tipo di conversa li ma ka tem fidjo, seja el policia ou kualquer otu tipo de autoridade que ta prima pa difesa e midjoramento des socieddade és ta ixisti pamodi nós tudo no ka igual cada um di nós ku nós comportamento, imagina si tudo mundo era bem comportadinho nu ka mesteba justiça, nka purgunta nem kuzé ki rapazinho fazi ami nsta difendi um otu tipo de actuason pa parte de policia

  4. toy

    Erva daninha deve ser cortada pela raiz. Trata-se de um delinquente com apenas 12 anos e que já está envolvido em vários crimes. Se continuarmos a proteger os delinquentes não sabemos onde vamos parar. Fala-se muito em direitos humanos mas o bom cidadão que muitas vezes é incomodado por esses criminosos também deve ser protegido. Há países onde são simplismente eliminados.

  5. Antonio

    Isso e uma vergonha e triste ver coisas dessas na televisao. Foi triste ver essa imagem na televisao. Poliçiais que fazem isso nao tem sentimento e esses poliçiais nao conheçem lei. Se coisas dessas acontecem na America Latina isso nao ficaria assim; isso aconteçe somente em Africa porque sao coruptos. Em Cabo Verde ha diferençiaçao social, e por isso quem sofre sao os mais necessitados; eu penso que esse vai ficar arquivado.

  6. Quem o fez nao tem filho nao tem familia porque os marginais fazem td que lhes convem por que dizem que os marginais estao todos sentados no parlamento é isso tambem estao sentados na delegacia nos tribunais etc.Era apenas uma criança nao merece ser tratada assim.

  7. Emanuel Veiga

    É uma pena mas está feito o que eventualmente não devia ser feito , mas as autoridades competentes devem estar de perto para apurar os factos se na verdade consta uma prova para que na próxima não aconteça algo do tipo. Um bem haja caro leitor Emanuel Semedo Borges…….

  8. Simiteri

    Desta vez houve uma evolução na versão do comandante da polícia local. Normalmente, ou negam a ocorrência ou dizem que não tomaram conhecimento. E se os familiares da criança resoverem discontar? Pois, é o que eu faria: prender o agente e dar-lhe uma carga de porada. A maioria deles é abusado e merecem o linchamento.

  9. De Fogo

    Semana passada filho de mulher de comandante fazê um malcriação assalta casa de se ex namorada quebra tudo cusa que staba dento de casa na barba de 4 policias nenhun dês ka tive coragem de fazel nada até comandante foi vitima el leba um corte na cabeça que el bai hospital leba ponto kes policiais tive muita cautela em aprendel e lebal pá esquadra agora o coitado do menino de 12 anos ta ser levado pa sala e dado de pau isso já tem de tomado medida. Nes terra li sempre e mas coitado ki ta Paga

  10. Lima

    Ao ver a notícia na tv, o impacto k tive c/ a imagem, foi deveras mto chocante. É apenas uma criança de 12 anos k, c/ certeza ñ tem uma família estruturada ou s tiver, há existência de lacunas nomeadamente a educação. Tenho 24 anos, ñ tenho filhos, mas tenho irmãos, primos, enfim… a notícia é de uma CRIANÇA DE 12 ANOS, franzino, k mal tem aonde levar. A melhor forma d responder aos comentários do Toy e do Patron é ignorando-lhes. Qto ao policial, este deve responder pelo k fez. Loving children.

  11. Lima

    Para realçar o k escreví acima, ultimamente, Cabo Verde enfrenta uma epidemia de abuso policial, PORQUÊ SERÁ??? Todos sabemos que existem profissionais qualificados e aqueles fracassados, contudo, a polícia tendo em conta o cargo que exerce, deveria frenquentemente receber aulas de psicologia e tb ” metodologia” onde fossem-lhes ensinado a melhor forma de agir, de acordo a situação presente. 1 x nô tava sintí protegid cond no tava oiá 1 plícia, agora nô t sintí ê MEDOOO.

  12. Lima

    …. K a escola policial, saiba investir da melhor forma nos formandos e k escolha áqueles que possui caráter, humanismo, educação,respeito e k ao findar a formação, saibam colocar em prática aquilo k realmente aprenderam naquela escola. K saibam em primeiro lugar respeitar a farda policial e k evitem o máximo, envergonhar os colegas k agem com profissionalismo. k evitem ver a respectiva FARDA como uma forma absoluta k os dá direito p/ fazerem o k bem entenderem.ABAIXO O ABUSO DE PODER…

  13. PARIBA

    AQUI DJEL MAI TRIBUNAL STA FIDJADU E NU STA FRONTADU KU PULICINHAS SEM FORMAÇÃO E ABUSADUS. SR MINISTRU DI JUSTIÇA PAMODI K TRIBUNAL TA FIDJA NUM ÉPOCA DI FESTA NA ILHA?

  14. Dje Guebara

    Respondendo a Antonio,que diz que se fosse en America Latina a situação seria outra coisa,pois ele esta equivocado porque se fosse em America Latina o povo o linchava ou o queimava vivo, para que nunca mais se tocava em coisas de outras pessoas.Mão dura com os delincuentes seja quem for de cualquer genero. Djê Guebara Lake Worth Florida

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.