Rede Social crioula reage a hipótese de JMN ser candidato a Presidência da República

2/02/2016 07:51 - Modificado em 2/02/2016 07:51

jmnCom 15 anos à frente do Governo de Cabo Verde, José Maria Neves pondera candidatar-se ao cargo de Presidente da República nas próximas eleições presidenciais. Isso depois de ter afirmado que após a legislatura iria abandonar a política e seguir pelo mundo académico.

Ainda nada foi oficializado, mas enquanto não há uma resolução, os internautas, como sempre, reagem a este tipo de notícia que, de qualquer forma, irá afectar o País.

De acordo com um dos internautas, esta candidatura de José Maria Neves (JMN) contra Jorge Carlos Fonseca (JCF) seria um “duelo de Titãs” entre dois candidatos com grande reputação a nível nacional e internacional, se bem que a história das presidenciais em Cabo Verde se tenha mostrado bem diferente.

A tendência, segundo o internauta Luís Graça, é que cada Presidente da República se mantém no cargo durante dois mandatos. Prova como já foi visto, até agora JCF é o terceiro presidente desde a abertura política em Cabo Verde. De 1991-2001, Mascarenhas Monteiro, de 2001-2011 Pedro Pires e em 2011 JFC venceu a sua primeira eleição. Será que a tendência se manterá ou, como diz José Filipe Gonçalves, “Cabo Verde precisa deste Presidente porque ele já deu provas de saber governar, o que alguns não conseguiram.”?

Por seu lado, Ivanilda Almeida garante que se Jorge Carlos Fonseca concorrer, JMN não tem nenhuma hipótese, isto porque na sua opinião, o mais alto líder da Nação tem sido um “Presidente justo, que promulga quando deve e veta quando é necessário. Ele trabalha com conhecimento da matéria, defende os cabo-verdianos e não a cor política”. E conclui dizendo :

“Um Primeiro-ministro que se deixa ser manobrado durante tanto tempo por uma Ministra tirana e prepotente não tem condições morais nem éticas para ser o mais alto magistrado da Nação”.

Por outro lado, existem os defensores que acreditam que, depois de “tudo o que fez pelas ilhas, qualquer pessoa de bom senso lutaria com unhas e dentes para mantê-lo na liderança do País”.

Embora muitos acreditem que não tenha grandes hipóteses de ultrapassar JCF caso decida concorrer para um segundo mandato, há que o pôr no devido lugar porque ele conhece os meandros da máquina trituradora de bons boletins para sair pela porta e entrar pela janela.

  1. Francisco

    Jose Maria Neves nos cansou com as suas promessas ( 13º salário entre outras), e o povo caboverdiano não quer um Presidente que fica nas promessas. Jorge Carlos Fonseca é um presidente que trabalha e está próximo as pessoas.

  2. Oliveira Santos

    Todo o ditador pensa ser o ùnico mas são todos como pega-saia.
    So bajuladores e especislistas de votar mortos estão com o JMN.

  3. JCF

    Jose Maria Pereira Neves
    52 min ·
    Uma Manchete provável.
    http://anacao.cv/2016/02/01/neves-quase-presidenciavel/

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.