Acidente: Explosão de projéctil militar mata pescador na Salamansa

1/02/2016 07:50 - Modificado em 1/02/2016 07:50

SalamansaUm pescador da zona de Salamansa perdeu a vida este domingo, numa explosão de um projéctil de vedeta que, segundo fonte militar, já não se encontra em uso nas Forças Armadas de Cabo Verde há muito tempo.

O corpo da vítima ficou completamente mutilado e foi enterrado no mesmo dia.

De acordo com o irmão da vítima citado pela RCV, Martins Elias, o mesmo diz que antes de irem para o mar, com mais dois irmãos, entre eles Manuel Elias, mais conhecido por Braça, ele e o outro irmão foram buscar uma arca frigorífica para levarem para a pesca. “Braça” ficou no lado de casa batendo no projéctil com um martelo com a intenção de o transformar num instrumento de apoio de pesca.

Entretanto, depois das doze horas, ouviram uma explosão e foram encontrar o irmão já morto com o corpo todo mutilado. “Ele não sabia que era um explosivo, tinha uma ponta e estava a tentar arranjar maneira da linha ficar presa nele e de tanto lhe bater acabou por ficar quente quando se deu a explosão”, esclarece Martins Elias, irmão da vítima.

Após o incidente, segundo a RCV, vários materiais idênticos foram entregues à polícia no local. De acordo com o Comandante da Primeira Região Militar, José Rui Neves, “parece um projéctil de vedeta que já não é utilizado nas Forças Armadas, mas ainda temos que o analisar e muito bem”, garante.

Recomenda ainda que qualquer objecto militar encontrado não deve ser tocado, isto porque “qualquer material tem um tempo de vida. Mesmo os explosivos têm um tempo em que entram em acção, mas com o passar do tempo, o que chamamos de retardamento, o material perde esse tempo e pode explodir a qualquer momento”.

Tendo em conta as circunstâncias em que se encontrava o corpo da vítima o Delegado de Saúde da São Vicente ordenou que o mesmo fosse enterrado ainda ontem à tarde.

  1. rua

    O ministro devia pedir a sua demissão já. Por onde passa os partidos da oposição. E ainda querem para votarmos na oposição. Onde anda Monteiro e Ulisses?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.