JMN decide nos próximos dias se é candidato a Presidente da República

29/01/2016 08:04 - Modificado em 29/01/2016 08:04

jmnJosé Maria Neves admitiu ao jornal “A Nação”, que está a ponderar se será candidato à Presidência da República na eleição que se disputará este ano. “Sendo uma ponderação, não estou a dizer que sou candidato. Mas, tendo em conta o calendário político, havendo pessoas à espera de uma minha decisão, terei nos próximos dias que decidir de uma vez por todas e de forma mais clara sobre o assunto”.

Esta posição de JMN é nova em termos do que até agora era de domínio público, visto que o Primeiro-ministro defendeu desde o início deste mandato que no fim não se candidataria a cargos políticos, pois iria voltar à Universidade para fazer o doutoramento.

Segundo o jornal “A Nação”, José Maria Neves, Primeiro-ministro de Cabo Verde há 15 anos pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), estará a auscultar várias pessoas para decidir se avança ou não com a candidatura.

Citado pelo jornal, o próprio José Maria Neves disse que está a ponderar uma candidatura presidencial.
Acrescentou que tem recebido vários apelos, particularmente da parte do PAICV, para uma candidatura presidencial.
Janira Hopffer Almada lidera o PAICV às legislativas de 20 de Março e, segundo o semanário, quer ver José Maria Neves no Palácio do Plateau.

As eleições presidenciais ainda não estão marcadas mas deverão acontecer em Setembro ou Outubro e se avançar, José Maria Neves, deverá enfrentar o actual Presidente Jorge Carlos Fonseca apoiado pelo Movimento para a Democracia.

  1. Caboverdiana

    Eu gostaria de ver o JMN nesta corrida.O presidente Zona desiludiu-me.Ele tem estado a fazer campanha para o MPD e a sua cara metade também.

  2. Oliveira Santos

    So nos faltava essa !!!

  3. Eduardo Oliveira

    A volta do Putine ou do tsar caboverdeano.
    Isto era de esperar desde que indigitou a jovem, sem carisma, para líder do partido ùnico.
    Embora ele não tenha grandes hipóteses de ultrapassar o dr. Jorge Carlos Fonseca, internacionalmente conhecido, com provas dadas e que ele sempre desdenhou, há que o pôr no devido lugar porque ele conhece os meandros da máquina trituradora de bons boletins para sair pela porta e entrar pela janela.
    Cabo Verde não pode mais com o regime que o coloca na lista das repùblicas bananeiras e dos paises de présidentes hereditàrios. Não somos nem podemos ser gabões e congos, bongos e gongons. Somos gente civilizada que pode e deve propagar exemplos de terra suis generis.

  4. Ray

    O homen queria ir estudar, mas com a reporvação do estatuto dos politicos ficou sem o vencimento vitalicio, agora terá que trabalhar. E agora, o que vai prometer os caboverdianos, depois da falsa promeça do 13º mês aos funcionários, talvez deverá prometer subcidio de férias.

  5. Augusto Galina

    Grande calculista, este homem. Agora compreendo porque indigitou e ajudou a JHA para lider de um partido onde manda como dono de capoeira. Janira com PM e ele como PR. Vejam agora como tudo està bem organizado para dominarem a terra dos dorminhocos.
    Sem falar da primeira repùblica, estiveram 15 anos a desmandar e agora querem bater o recorde de Omar Bongo que, tudo somado, ultrapassa o tempo de Salazar no poder.
    Por isso é que não querem saber da Regionalização que lhes pode privar de algumas possibilidades de amealhar alguns reais, dolares e, eventualmente, escudos.
    Quem não mexer é que tem medo de gongom.
    Eu comentei.

  6. Rolanda Hirsch

    Mas onde esta a SURPRESA nesta noticia? Eu nao vejo. Desde das primeiras instancias disse isso. Quem acompanha o meu facebook pode confirmar. Uma situacao complicada para JCF caso o menino querido do Pais e do Mundo candidatar-se.

  7. Silvério Marques

    O actual Presidente tem apoio da maioria da sociedade cabo-verdiana, nomeadamente, os empresários em risco de falência por causa dos impostos, utilizados para pagar os ” boys ” do PAICV, dos pequenos comerciantes, que pagam 4 % sobre as vendas de impostos, dos desempregados, dos funcionários públicos e reformados com o poder de compra a diminuir todos os dias, dos artistas e intelectuais e de toda a classe média engana nestes últimos anos com falsas promessas feitas e adiadas desde 2001.

  8. Joana Inês Sá

    Que vá estudar! Que faça algum recolhimento político! Que faça a sua travessia no deserto! Que só lhe faria bem e a nós também!
    Chega! Por amor à política, afaste-se por uns tempos! Já saturam os 15 anos que nos vem dando!
    Pela sua rica saúdinha! Vá para casa, escola, família, ou outra coisa.
    Faça algo diferente para nosso descanso.
    São os meus desejos sinceros.

  9. Junio

    O galo Nao Quer Sair Do Poleiro, Umas Cambadas De Demagogos

  10. Jorge Fonseca

    Este sim, é o meu candidato à Presidência da República de Cabo Verde. Com ele posso dizer, sem dúvidas, de que temos um Presidente imparcial, de todos os Caboverdianos quer sejam do Partido a, b ou c! O Dr. José Maria Neves já deu provas sobejamente conhecidas de que não é um homem de duas caras, com ele não existe filho de dentro e filho de fora e que não irá usar o cargo de Presidente da República para beneficiar qualquer facção ou cor política. Força e muita coragem nessa decisão de grande importância para o povo destas ilhas. O actual Presidente não merece um segundo mandato. O JCF está a bater demagogicamente em todas as frentes, usando e abusando do VETO PRESIDENCIAL para alcançar dividendos políticos. Foi o PAICV que deu-lhe a vitória e será o PAICV a afastá-lo do cargo de Presidente da República.

  11. João de Deus Soares

    O caboverdeano genuíno, aquele que cultiva o seu modus vivendi ou mesmo seu modus faciendi, tem poder de imaginação e não se embaraça em dizê-lo mesmo quando incomoda, mesmo se o tratam de bojofe (bazofe). Aqui a coisa é séria quando se trata o JMN de Putine africano. Não se trata de invenção nenhuma mas imitação do poderoso do mesmo nome que faz “agora vais tu e depois dás-me”. No caso presente é a Janira como PM e ele no lugar de PR.
    Pelo menos, já deu o aviso à navegação, dizendo ser a vontade do povo. Pergunto QUAL?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.