Avião da Guarda Costeira pode ou não ser alugado a privados?

28/01/2016 08:18 - Modificado em 28/01/2016 08:18

aviãoAinda sobre a polémica que envolve o Ministro da Defesa Rui Semedo por ter utilizado um bem do Estado para assuntos pessoais, os internautas reagem à notícia em que o próprio desmente as acusações feitas pela deputada do MPD, segundo a qual, teria utilizado o avião da Guarda Costeira para ir a uma festa de casamento na ilha do Maio. As opiniões divergem , mas o Ministro da Defesa ao ter viajado num avião das Forças Armadas, mesmo que tenha sido alugado , para ir a uma festa colocou-se na posição da mulher de César : não lhe basta parecer séria tem que ser séria.

A questão que se coloca no seio dos internautas é se é possível a Guarda Costeira alugar um bem do Estado para qualquer pessoa e, se sim, então deveriam mostrar a tarifa correspondente ao aluguer de aviões e de outros meios de transporte das forças armadas

O Jornal Liberal escreveu sobre um caso de evacuação de um doente da ilha do Maio para a cidade da Praia, onde um turista italo-russo filmou em vídeo a cena de um doente acamado a ser transportado para um barco no porto do Maio em escandalosas condições de insegurança.

Se assim foi, porque é que então, segundo um internauta, não foi solicitado o avião da Guarda Costeira para este caso, já que o mesmo poderia ser usado em caso de emergência. “O avião da Guarda Costeira é de uso inclusivo para missões (salvamento, fiscalização das nossas águas, entre outros). Mas, para ser “alugado” para casamentos, pode sair de São Vicente, para a Boavista e depois para o Maio, que não há problema.

A confissão do aluguer do avião suscitou muitas reacções nas redes sociais que querem agora um esclarecimento mais detalhado do caso. De acordo com um dos comentários, “como o Sr. Ministro admitiu que o avião foi alugado, torna-se pertinente questionar: é legal alugar um avião da Guarda Costeira para fins pessoais? Legalmente é possível ou foi um jeitinho crioulo? Outras pessoas já o alugaram ou esta foi a primeira vez? Se existem companhias aéreas privadas e que fazem voos expressos, porque não contratar a CV Express por exemplo?”.

E ainda em jeito de ironia questiona: “Já imaginaram se o pessoal da Lancha Voadora alugasse o avião da Guarda Costeira para ir passar o fim-de-semana na ilha do Maio?”. “A boa governação também tem a ver com transparência”, rebate a mesma fonte.

Outros ainda são mais directos e deixam bem claro que não acreditam em nada da versão do Ministro, isto porque segundo o internauta que assina como Avelino R. Pina, “o avião da Guarda Costeira Nacional não é um avião comercial, mas sim um aparelho destinado ao patrulhamento e fiscalização da nossa costa territorial, para além de outras missões de carácter humanitário”.

Contesta ainda a forma como alguns políticos “gostam de aproveitar e de abusar dos recursos públicos (tão escassos quanto são) quando, circunstancialmente, são chamados a exercer cargos dirigentes ou no Governo”. E apela para o fim deste hábito “imoral e nada exemplar”.

Enquanto que a maioria aponta o “dedo” e crucifica o Ministro, outros saem em sua defesa e acreditam que o Ministro Rui Semedo “não faria isso”, porque segundo Francisco Andrade, se os aviões podem ser alugados, inclusive o da Guarda Costeira, porque não dar o dinheiro à Guarda Costeira e usar o seu avião, desde que não fira a Constituição.

E termina com um ataque à deputada que fez a acusação: “Alguns deputados têm vontade de falar e lançar debates, porque não fazê-lo com responsabilidade, com verdade sem prejudicar ninguém?”. “Política baixa da deputada e nada mais” conclui.

Agora é esperar pelos contornos do caso e espera-se a reacção da Guarda Costeira e as devidas provas do referido aluguer.

foto: A Voz
  1. Deputados

    Meus amigos, se fosse eu o Ministro, faria tão-somente o seguinte: sabendo de antemão que iria ser questionado no parlamento, levaria comigo toda a documentação que comprovasse a minha inocência, e assim desmascarar quem eventualmente está a tentar manchar o meu nome. Para reforçar a minha posição, levaria igualmente o despacho/ordem de serviço/B.O. que autoriza a Guarda Costeira a alugar o avião, e mais, também apresentava comprovativos de confirmam que anteriormente, outras pessoas já teriam alugaram o avião para fins de lazer. O mesmo procedimento poderia ser feito pela deputada acusadora, ou seja, munir-se das provas que comprovam a utilização indevida do bem público. A verdade é clara, e baseia-se em provas concretas, e nunca em blá-blá-blá.

  2. Julio Goto

    …o ministro usou a sua posicao para facilitar o aluguer do aviao.
    As desculpas dele nao cai no regasso de ninguem.
    Mentirosos e desonestos e apalavra mais certa para tais HABITOS

  3. ~Eduardo Oliveira

    Basta de querer poder e mandar. As leis são para serem cumpridas e os dos poleiros têm de ser exemplares pois, em principio, são os melhores. Se o não são devem ser corridos e posteriormente julgados pela incompetência ou pelo abuso do poder e, de qualquer maneira, coimado.

  4. Maiense

    A deputada sabia que a costeira pode ser alugada POR QUALQUER CIDADÃO desde que não haja voos comerciais.Aliás a nossa própria Transportadora aérea em momentos d<e aperto tem alugado o referido avião.Essa gente do MPD não cria juízo.

  5. passsageiro

    The new Airline carrier TAICV, book your flight now!
    Executive Class. Free ride!

  6. QUEREMOS JUSTIÇA

    EM CABO VERDE NÃO HA JUSTIÇA. PRESIDENTES DE AGENCIAS MARÍTIMAS (ILEGAIS), CAPITÃO DOS PORTOS (ILEGAIS) E NINGUEM DIZ NADA. VICE REITORAS DE UNIVERSIDADES (DORA PIRES) A UTILIZAR CARRO DO ESTADO A FAZER CAMPANHA PARA A UCID. PRESIDENTES DE AGENCIAS REGULADORAS QUE PAGAM COTAS NOS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO E NENHUM MILITANTE DO MEU PARTIDO NO GOVERNO DIZ NADA.

  7. Silvério Marques

    Para dizer a Kya Tavares que foi um semanário que deu a notícia. A deputada pediu a confirmação do Ministro. Outra pergunta acha bem que o Estado concorra com empresas privadas vocacionadas para o efeito, como a Cabo Verde Express ? Tem a certeza que a Guarda Costeira pode alugar o avião ? O Ministro não disse isto no Parlamento.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.