Onésimo Silveira: Uma vida, um mar de histórias”. : um livro que promete abalar Cabo Verde e se calhar até mortos

28/01/2016 08:14 - Modificado em 28/01/2016 08:14

Onésimo 1Sempre se disse que uma vida como a de Onésimo Silveira daria um livro e… deu. José Vicente Lopes apresenta na próxima sexta-feira o livro “Onésimo Silveira: Uma vida, um mar de histórias”. Desde 2014 que o escritor e jornalista José Vicente Lopes começou a entrevistar Onésimo Silveira para recolher o “mar de histórias” que fazem parte da vida deste mindelense de 81 anos considerado o último Senador do Mindelo.

Nos bastidores da política cabo-verdiana especula-se sobre que histórias irá Silveira revelar. Até onde ele irá: será o Onésimo diplomata, low-profile, politicamente correcto ou o demolidor tribuno do Mindelo sem papas na língua e que diz o que lhe dá na gana até ao limite da inimputabilidade?

Pois o certo é que Onésimo Silveira se confunde com a história recente de Cabo Verde onde foi protagonista em vários momentos e, noutros, observador privilegiado. Vamos ver o que o entrevistador conseguiu tirar de um homem que tem o dom da oratória, que conhece os factos e que os esgrime ou manipula com mestria.
O último livro de entrevista do autor “Aristides Pereira: minha vida, nossa história”, foi publicado depois da morte do entrevistado. As reacções a algumas das informações publicadas que visaram alguns personagens da nossa história ou certos momento ficaram sem resposta e, por isso, envoltas em dúvidas. O próprio Onésimo reagiu a determinadas passagens do livro que faziam referência à sua pessoa ou atitudes que teria tomado. Resta saber se vai responder as acusações que Aristides Pereira lhe fez no referido livro.

No caso de Onésimo, como diz o povo, “que tenha ainda longos anos de vida” para ouvir as reacções e reagir.
A apresentação do livro de José Vicente Lopes será nesta sexta-feira e estará a cargo do escritor Germano Almeida.

  1. Oliveira Santos

    Pena não aparecerem os comentàrios com mais frequença.
    Como ùnico orgão de Cabo Verde-Norte, podia ser mais activo.
    Porque não amitir “socios” para o seu desenvolvimento.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.