Lista do MpD em São Vicente : Onde estão os jovens ?

27/01/2016 07:55 - Modificado em 27/01/2016 07:55

festa vitória mpdUma das bandeiras usadas pelos partidos para a composição das listas para as próximas eleições legislativas é a renovação e a entrada de jovens. Os líderes têm falado na inclusão de jovens para rejuvenescer as listas e também para lhes dar oportunidades de contribuírem para o desenvolvimento do País. Em entrevista ao jornal ‘A Nação’, Ulisses Correia e Silva, Presidente do MpD, afirmou que a promessa de renovação das listas era para cumprir. “Não só a renovação, como uma presença significativa de mulheres e de jovens nas listas”. Janira Hopffer Almada, Presidente do PAICV, também tem tido um discurso de renovação das listas com inclusão de jovens.

O MpD foi o único, até agora, a apresentar as listas para todos os círculos eleitorais. O PAICV somente apresentou os cabeças de lista. E, neste sentido, fomos ver onde estão os jovens da lista do MpD para o círculo de São Vicente. Entretanto, ficamos à espera da lista do PAICV para fazer a mesma análise.

A lista é liderada por João Gomes, actual coordenador do partido em São Vicente que já desempenhou as funções de Presidente da Assembleia Municipal e Nacional e nos anos noventa teve funções politicas na Ilha de São Nicolau. No seu caso, não é um jovem e tão pouco é estreante nestas andanças.

Gomes é seguido por Rui Figueiredo um dinossauro da política cabo-verdiana que foi cabeça de lista por São Vicente no desastre eleitoral do MpD em 2006, Deputado, Ministro dos Negócios Estrangeiros nos governos de Veiga. Não é jovem e é repetente.

Humberto Lélis, actual Vereador na CMSV surge como o número três. Ainda com uma carreira política por desbravar, mas já vai em dois mandatos à frente do Pelouro Desporto e Cultura em São Vicente. Já não é jovem, pode ser uma renovação a nível nacional, mas na política está há mais de 16 anos na actividade tendo em conta que começou como Deputado Municipal.

Celeste Fonseca, a actual Presente da Assembleia Municipal de São Vicente, também não obedece aos critérios de juventude e renovação. Salta da escala  local para a nacional. Tendo em conta os resultados do MpD nas últimas eleições em São Vicente, apenas estes quatro seriam eleitos deputados. Ou seja, nenhum jovem de São Vicente estaria no Parlamento.

Somente no quinto posto é que encontramos uma jovem de facto, Mircéa Delgado, 31 anos, advogada, filha do Deputado António Jorge Delgado. Nova nestas andanças e nas lides políticas vem trabalhando junto da coordenação do MpD em São Vicente e é uma das surpresas na lista do MpD para o embate eleitoral.

Depois de Mircéa aparece o nome de Jorge da Luz, líder da bancada na Assembleia Municipal. Jorge já foi jovem um dia e já é velho na política . Em 2006 esteve na lista do PRD  no Porto Novo  depois aderiu ao MpD  e já vai no segundo mandato como deputado Municipal.

O líder da Juventude para a Democracia (JPD) surge no sétimo posto, o que torna difícil a sua eleição para deputado nacional. A conseguir, tinha de se ter um panorama onde o MpD ganhasse as eleições em São Vicente de forma categórica e inequívoca.

Fica, da análise da lista, é preciso entender o que é que os líderes partidários entendem ao falar sobre a renovação das listas e da inclusão dos jovens. A renovação, por exemplo nesta lista, verifica-se sim, mas em termos de jovens, mesmo jovens, existem só dois. Uma com capacidade para ser eleita e outra onde as probabilidades são mais difíceis. Assim sendo : onde estão os jovens ?

  1. Pelo menos 2 jovens está bom numa lista. Também há que contar com experiência dos mais velhos, claro que um Partido não vai incluir todos os jovens na lista é bom ponderar isso.

  2. Djindja

    Ao ler o titulo pensei que fosse um artigo de opinião…

  3. Juliao

    A Sandra Elisa não é jovem? A NN também já anda a manipular, como os outros. São todos iguais.

  4. maria

    ka tem jovens, ka teve nividades

  5. Nelson Cabral Lopes

    Se o líder não é jovem, como ele poria jovens na sua lista. Ele é repetente nas listas, e na matéria de gestão económica e financeira, tanto do seu município como foi do país. Não há novidades e nem poderia haver.
    Agora, é verdade que é preciso definir juventude e pôr a juventude nos lugares elegíveis. Ainda não vai ser desta por aqui. Como é que o jovem vai mostrar a sua competência política se não lhe é dado oportunidade? Reflexão apenas. Não é por ser de outro partido, mas esta lista peca e muito. Esta é uma prova antecipada de que UCS esteve a enganar as pessoas e principalmente os seus.
    Boa análise Notícias do Norte.

  6. PAICV

    Pergunto de novo: porque omitiram o nome da candidata Sandra Galina do sexto lugar da lista? Estão a fazer favor a quem??? Ela é competente e aparece por mérito próprio na politica. Portanto deve estar a fazer SOMBRA a alguém!!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.