20 de Janeiro: Conhecer melhor a nossa história

21/01/2016 07:55 - Modificado em 21/01/2016 07:55

cabralJaneiro é um mês especial para todos os cabo-verdianos com dois feriados importantes: o Dia da Democracia e Liberdade e o Dia dos Heróis Nacionais. De entre os heróis nacionais emerge a figura e o nome de Amílcar Cabral, o herói máximo da Nação cabo-verdiana. Neste dia, o sentimento de agradecimento e admiração aumenta por Cabral, mas também há um pouco de preocupação pela falta de mais dados sobre o herói nacional.

“Acho que todas as pessoas estão gratas pelo que os combatentes da Pátria fizeram pelo País, em prol da nossa liberdade”, afirma Alex Cruz. O sentimento de agradecimento é quase que generalizado pelas pessoas. Muitos deram a própria vida pela causa e este facto é sublinhado. “Penso que a liberdade não se deve a uma só pessoa mas a todas as que tiveram coragem de lutar pelo País e, é claro que todas as palavras são poucas pelo que fizeram”, acrescenta Andreia Barros.

“As histórias da luta pela liberdade da Pátria não são tão difundidas pelas autoridades como deveria ser”, observa Carlos Fernandes. E este, digamos, desconhecimento sobre a história, é algo que muitos dizem que deveria ser alterado de forma que todos possam conhecer a história do País e daqueles que tornaram possível a liberdade.

“Nós falamos muito de liberdade e de heróis, todas as pessoas falam de Cabral mas nem todos conhecem a sua vida, história e tudo sobre ele”, diz Walter Patrick. E acrescenta que, às vezes, o desconhecimento não é apenas sobre a vida de Cabral mas também da própria história de outros combatentes que poderão ter tido um papel importante. E este facto não deixa este cidadão muito satisfeito esperando que se possa fazer mais para divulgar as histórias que tornaram o País livre.

Não é o único que está insatisfeito com a falta de uma maior divulgação. “Acho que a luta pela liberdade da Pátria deveria ser mais divulgada e não só nas escolas”, afirma Adilson Duarte, que acredita que o enfoque está só nas datas e celebrações mas que deveria estar orientado sempre para que as pessoas possam conhecer a sua história.

O dia 20 de Janeiro é uma das datas mais importantes e está associada a outra data importante: o 5 de Julho, Dia da Independência Nacional. São datas que alguns entrevistados acham que precisam de ter uma maior divulgação sobre o seu significado para o País.

  1. Joana Inês Sá

    Infelizmente, os seus seguidores e a nossa comunicação têm muito pouca imaginação criativa e nova! Repetem à exaustão as mesmas imagens na televisão, as mesmas frases, já mais do que saturadas. As mesmas pessoas a testemunharem sobre AC… Não tornam a abordagem sobre AC atractiva. Enfim! e nós aturámos isso há 40 anos! Sem qualquer mudança ou novidade. Conheço gente, que tal como eu, não abre a rádio, nem a televisão nacional, no dia 20 de Janeiro, porque estão fartos de ouvir e ver as mesmíssimas coisas! Assim criam anticorpos, sem necessidade em relação a alguém que não merece isso!

  2. Ironia Sales

    Não deixe de ler a obra ” Mulheres de pano preto ” da autoria de Armindo ferreira e fique a saber mais da nossa historia
    Você jornalista,leia te para aumentar sua bagagem.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.