Seleção de Basquetebol de Cabo Verde embarca para o Mundial FIBA 2023 com elenco definido

3/08/2023 16:47 - Modificado em 3/08/2023 16:47

A seleção cabo-verdiana de basquetebol está pronta para a sua primeira participação histórica no Campeonato do Mundo FIBA de 2023. O selecionador nacional, Emanuel Trovoada, já escolheu os 15 atletas que representarão o país nesta competição, a ser realizada na Indonésia, Japão e Filipinas.

O selecionador nacional fechou a lista dos 15 atletas que comporão o elenco em uma das maiores competições do basquete mundial. A equipa já se encontra em Itália, onde parte de seu estágio preparatório será realizado.

Dos 19 atletas inicialmente pré-convocados, a equipa técnica trabalhou intensamente com 17 destes na primeira fase do estágio no pavilhão desportivo Vává Duarte. O experiente base Jef Xavier (EUA) optou por ficar de fora dos treinamentos por questões familiares, enquanto o gigante Edy Tavares se integrará ao grupo posteriormente, no estágio de Madrid.

Nesta madrugada, 14 dos 15 convocados embarcaram para a Itália, com uma novidade no planejamento. Emanuel Trovoada decidiu levar 15 atletas em vez dos habituais 14, proporcionando mais opções para a equipa durante a competição.

Em solo italiano, a seleção cabo-verdiana participará de um torneio internacional, enfrentando a seleção anfitriã, a Turquia e a China.

Após o torneio na Itália, a equipa crioula se deslocará para um novo estágio em Madrid, Espanha, onde realizará dois jogos-treinos. O primeiro confronto será contra a Oklahoma States University em 08 de agosto, e um segundo jogo ainda será revelado.

É importante mencionar que Cabo Verde descartou a possibilidade de realizar um amistoso com a Venezuela, seu adversário no Grupo F do Mundial.

Antes de chegarem ao Japão, os jogadores cabo-verdianos farão uma parada nos Estados Unidos da América para intensificar os seus treinos junto à comunidade cabo-verdiana radicada no país, de 13 a 18 de agosto. A formação embarca rumo ao Japão na madrugada de 18/19 de agosto para dar continuidade à sua jornada no Campeonato do Mundo.

O Mundial FIBA será disputado em várias sedes, incluindo Japão, Filipinas e Indonésia, de 25 de agosto a 10 de setembro. Cabo Verde está no Grupo F, juntamente com as seleções nacionais da Eslovénia, Geórgia e Venezuela.
A estreia da seleção cabo-verdiana está marcada para 26 de agosto contra a equipe nacional da Geórgia, em partida disputada na Okinawa Arena, no Japão. Em seguida, no dia 28 do mesmo mês, enfrentará a seleção da Venezuela e, por fim, encerrará a fase de grupos em 30 de agosto enfrentando os europeus da Eslovénia.

Desde o dia 15 de julho, os pré-selecionados estão concentrados na cidade da Praia, onde têm passado por treinos intensivos, sessões bi-diárias, ensaios de ginásios e musculação, tudo em preparação para o grande desafio.

Os 15 eleitos para o Mundial Bases: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA), Amin Delgado (Espanha).

Extremos: Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Ivan Almeida (Benfica, Portugal), Joel Almeida (CAP, Camarões), Patrick Lima  “Puto” (Almeria, Espanha), Anderson Correia (Petro de Luanda, Angola), Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha).

Posições Quatro e Cinco: Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha), Kevin Gomes  “Kevon” (Porto, Portugal), Michel Mendes (EUA), João “Betinho” Gomes (Benfica Portugal), Kevin Koronel (Mans, França) e Amarilson Lopes (Maguei, Socuellamos, Espanha).

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.