Onésimo Silveira ao lado do MpD para a regionalização

11/01/2016 07:38 - Modificado em 11/01/2016 07:38

Onésimo 1O MpD com a assunção da responsabilidade de regionalizar o país em caso de ser eleito Governo, o MpD ganhou um novo apoiante na corrida, Onésimo Silveira. Durante o compromisso que o partido assumiu em regionalizar o país, começando por São Vicente Onésimo Silveira foi um dos oradores. Conhecido como um dos defensores da causa da regionalização disponibilizou o seu apoio ao MpD, na tentativa de levar avante as intenções de regionalização. “Vou lutar ao lado do MpD para que a regionalização seja um facto”.

E para Onésimo Silveira a questão é central para a sobrevivência de Cabo verde. E neste sentido evoca um dos seus mais conhecidos poemas, e volta a afirmar, “povo das ilhas precisa de um poema diferente para o povo das ilhas”.

Durante a sua intervenção Onésimo Silveira criticou o modelo actual de governação. “Regime de partido único disfarçado”, foi assim que classificou o modelo actual. E acrescenta que está a se pagar um preço alto pelo abandono das ilhas, com o alto nível de centralização. “As ilhas estão assim porque estão a engordar a ilha de Santiago”. A qual adiciona que não se pode governar cabo verde com uma capital macro e as outras ilhas a definhadas.

E no ponto de  vista de Silveira uma das grandes beneficiada com a regionalização seria a própria ilha de Santiago. E sobre os custos prefere ver os benefícios que a regionalização vai trazer. E neste sentido apoio a causa “para o desenvolvimento de Cabo Verde. ”

  1. Gisela

    MPD já tem o meu voto.

  2. JOAO

    É VERDADE ONÉSIMO, “povo das ilhas precisa de um poema diferente para o povo das ilhas”.

  3. JOAO

    “Regime de partido único disfarçado”, foi assim que classificou o modelo actual. MUITOS CHAMAM ONÉSIMO SILVEIRA DE DEFICIENTE MENTAL. QUEM CONSIDERA ESTA AFIRMAÇÃO DEVE SER MAIS LOUCO QUE O MENTOR.

  4. Oi ne melom

    Banderód Panamà

  5. Julio Goto

    O Onesimo me faz lembrar o Olafur Ragnar Grimsson. Um politico pronto para defender o eleitor.
    Que lhe trata de louco ja devia estar internado.

  6. Mas, afinal o MPD é a favor ou contra a regionalização. Se é a favor a apresentação d projeto e do programa de regionalização não tem nada a ver com a Regionalização. Devo lembrar ao MPD que o Parlamento funciona 365 dias por ano e que ele pode apresentar propostas de lei a qualquer momento, diria minuto. É uma pena que os Regionalistas de São Vicente tenham dado um cheque em branco ao MPD. Não pediram, nem o programa, nem o projeto e nem o orçamento sobre a Regionalização. Qual tipo de Regionalização? Quando fará o MPD a Regionalização? Como fará o MPD a Regionalização? Com qual orçamento fará o MPD a Regionalização? Sem essas respostas o Grupo de São Vicente acabou de dar um tiro no próprio pé. Assim enganados pelo MPD em 1991 e voltarão a ser enganados pelos MPD em 2016. O mesmo MPD que nada fez em Cabo Verde durante 10 anos a não ser vender as empresas públicas que o PAICV tinha criado, fundado e financiado. Com essa verba é que Cabo Verde cresceu na década de 90. Fruto da venda das empresas públicas do estado e assim arranjou dinheiro para colocar nas finanças do Estado.

  7. D. Semedo

    Deixem-se de brincadeira e pensem bem. O homem pode ter os seus defeitos mas sabe o que diz e porque o diz. Se se derem ao trabalho de fazer uma sondagem verão o nùmero de gente que se encontra atràs dele. Ficarão surpreendidos &até de onde se encontram. De mais faz mal e pouco suportam as doidices de JMN & C°

  8. MALUCO DISFARÇADO

    VELHO E MALUCO

  9. Nelson Cardoso

    que novidade? quem não o conhece? já foi conselheiro político do 1º Ministro, embaixador no governo de “Regime de partido Único disfarçado”, apoiante de Pedro Pires, etc., e agora dizem por ai, conselheiro de Augusto. Intelectual, político, poeta, ninguém pode negar, mas também….. credibilidade só para alguns cuja música lhes agrada agora. Conclusão: Não vale o que diz. E mais triste, foi candidato do meu partido um dia. Enfim. Mas o seu tempo já passou.

  10. joão pinto

    pois isso é só para ver como o mpd considera o povo de C.verde de miup,ignorante,e talvez de memoria curta ,eu pessoalmente ouvi varias reuniões dessa gente sobre o partido da desgraça,e prestei atenção sempre nesse senhor que já disse de tudo para os C.verdianos .e que nesta altura deveriam dizer sim continuamos para o bem do nosso pais,claro para quem pensa no futuro do pais e não no bolso proprio

  11. Kriola

    Agora MPD ta tchá de insultobe ta chmób tud casta de nom.Ah Caboverdianu?

  12. Nandinha

    Onesimo tem toda a razão! Sou do PAICV, mas vê se claramente que o governo de Zé Maria, considera Cabo Verde a ilha de Santiago. Tao somente!!. Se Ulisses não esta a enganar o povo de S. Vicente podem estar cientes que o MPD em S. Vicente ( que é uma ilha onde a onde PAICVista predomina) vai ganhar as eleições pela certa. ZE Maria é um bom la rapo. O povo de SV sempre mostrou lhe muita amizade e acreditaram cegamente nele, e em contrapartida deu uma boa resposta a essa ilha…UM MARASMO TOTAL…UM ABANDONO TOTAL…..

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.