MpD assume formalmente compromisso de regionalizar o país…caso seja governo

10/01/2016 00:16 - Modificado em 10/01/2016 00:16

O MPD através do seu presidente, Ulisses Correia e Silva, e a Associação Grupo de Reflexão para a Regionalização de Cabo Verde assinaram um compromisso em que, caso este partido vença as eleições legislativas de 2016, levará ao parlamento uma Proposta de Lei para a Regionalização de Cabo Verde.

E assim,  formalmente o MpD toma sobre si a responsabilidade de avançar para com o processo de regionalização. O Presidente do partido diz que não é por oportunismo político  que toma esta decisão, mas que ela é reflectida e também uma questão de convicção. Convencido de que as ilhas poderão tirar melhor proveito das suas características com a regionalização. E diz que os custos têm sido um das desculpas usadas, mas diz que os benefícios serão maiores.

  1. Pedro Barbosa

    La se foi a regionalizacao. Um movimento “independente-informativo” alia-se a um partido politico em troca de promessas eleitoras. That’s is called being naive.
    Porque nao levaram a regionalizacao ao parlamento na ultima legislatura?
    Mesmo sabendo que o Noticias do Norte nao publica comentarios que nao os agrada aqui mais uma vez estou a dar o meu.

  2. Manuel M. Fernandes

    O País precisa urgentemente de construir novos caminhos. Sou daqueles que não gosta de estar a fazer grandes diagnósticos sobre o que fez bem ou mal este Governo. Para a frente fica o caminho do futuro. E o futuro são as nossas ilhas e o homem caboverdiano. A Regionalização vem responder a essa preocupação do povo das ilhas. Vem permitir que as ilhas tomam nas suas mãos o seu destino em areas como a Educação, o património construído, os investimentos públicos etc. A ideia de que tudo o que é público pode ser escrutinado pelos contribuintes lá onde vive e trabalha é um grande passo para a transparencia e credibilidade dos governantes e os governados agradecem. As coisas tal como estão em Cabo Verde hoje, não podem continuar. Quem pensa ao contrário alguma razão tem, mas seguramente não está acompanhar a destruição da nossa base social. E num desarranjo social, ninguém fica livre das consequências.

  3. Caro Ulisses,
    Começas a dar o MPD tiro no pé.
    O pessoal não defende regionalização mas sim bairrismo facto que Cabo Verde tem vindo a debelar de forma circunstancial.
    Quem avisa amigo é. Um abraço

  4. tony silva

    caro ulisses regionalizar as nossas ilhas e criar separacao
    ficamos como estamos com o nosso governo central na cidade da praia.
    porque cabo verde e nosso, nao quremos separar,porque temos muitas problemas
    resolver nas nossas ilhas temos que ter um governo do punho para endeireitar as
    nossas ilhas que completamente desorientada.

  5. Os Mindelenses querem a Regionalização, não querem continuar a serem descriminados.

  6. Mas, afinal o MPD é a favor ou contra a regionalização. Se é a favor a apresentação d projeto e do programa de regionalização não tem nada a ver com a Regionalização. Devo lembrar ao MPD que o Parlamento funciona 365 dias por ano e que ele pode apresentar propostas de lei a qualquer momento, diria minuto. É uma pena que os Regionalistas de São Vicente tenham dado um cheque em branco ao MPD. Não pediram, nem o programa, nem o projeto e nem o orçamento sobre a Regionalização. Qual tipo de Regionalização? Quando fará o MPD a Regionalização? Como fará o MPD a Regionalização? Com qual orçamento fará o MPD a Regionalização? Sem essas respostas o Grupo de São Vicente acabou de dar um tiro no próprio pé. Assim enganados pelo MPD em 1991 e voltarão a ser enganados pelos MPD em 2016. O mesmo MPD que nada fez em Cabo Verde durante 10 anos a não ser vender as empresas públicas que o PAICV tinha criado, fundado e financiado. Com essa verba é que Cabo Verde cresceu na década de 90. Fruto da venda das empresas públicas do estado e assim arranjou dinheiro para colocar nas finanças do Estado.

  7. Rbera BOTE

    O que é a Regionalização?É nomear um governador para ilha de S.Vicente para cobrir S.Nicolau e Santo Antão?Engraçado o O nésimo fez a vida negra ao Dr.Quirino ,o ultimo Governador da ilha .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.