Recenseamento: foco nos jovens

8/01/2016 06:07 - Modificado em 8/01/2016 06:07
| Comentários fechados em Recenseamento: foco nos jovens

votarA uma semana do fecho do processo de recenseamento, o mesmo parece estar a ir de vento em popa, com um aumento significativo de pessoas a recensearem-se. Têm-se formado filas à porta da sede da Comissão de Recenseamento Eleitoral. O número de recenseamentos nas épocas de eleições tem a tendência a aumentar. O que não acontece nos anos entre as eleições.

Os jovens têm sido a principal preocupação. A CRE e a Liga Juvenil, numa acção conjunta, têm procurado sensibilizar os jovens para que se possam recensear e exercer o seu direito cívico. Com os dados a demonstrar que os jovens têm tido um afastamento da política, a  associação afirma que para eles, o acto de recensear e votar é a mesma coisa, o que os tem afastado do processo de recenseamento.

As acções da Liga Juvenil de São Vicente abrangem as zonas perto do centro com a missão de procurar os jovens e sensibilizá-los.

Também focalizamos o grupo de modo a responsabilizá-los para se encontrarem com os jovens das suas comunidades para se poderem recensear. A situação de São Vicente está bem melhor que a de outros Concelhos, como nos adiantou o Presidente da CNE”, Elmer Fores, da Federação Nacional da Juventude. O sentimento é que o trabalho tem gerado os seus frutos mas, apesar de bom, espero fazer mais com os dias que restam para o recenseamento.

Sobre a questão da associação dos dois actos, recenseamento e votar, num só, Elmer diz que já existe uma mudança nesta percepção. “Já há uma desconstrução de associar o recenseamento ao voto. É fazê-los entender que recensear não é votar”. E, nesse sentido, defende que deve haver dois trabalhos diferentes, um de sensibilização para o recenseamento e outro para votar. Em todos estes aspectos, destaca a importância do sistema de ensino.

Para melhorar o processo, Elmer defende a presença de um membro da sociedade civil junto da CRE, isto para ajudar na parte não política, uma vez que os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal fazem parte da comissão da CRE.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.