Eleições EUA: em nome da ética e da moral e pela credibilidade do nome de Cabo Verde

6/01/2016 07:58 - Modificado em 6/01/2016 07:58
| Comentários fechados em Eleições EUA: em nome da ética e da moral e pela credibilidade do nome de Cabo Verde

Por: Alberto Montrond

EUA
“Não é raro, ao se analisarem aspectos da vida de qualquer político, serem notadas características específicas em sua trajectória referentes à apreciação de determinadas manifestações caluniosas, muitas vezes com a presença de um conhecimento teórico e prático mínimo destas por parte, principalmente, dos progenitores outorgante. Portanto, para o entendimento sociopolítico das trajectórias de alguns personagens, individuais, uma das abordagens mais relevantes é aquela que destaca a transmissão da cultura, ética política no seio da sociedade através de Habitus e Modus Operandi.

A posição do MpD-USA sobre a nomeação de Adelcia Mendes para o cargo de delegada do CNE nos EUA, gera confusão de Estado com o Partido. É mais um caso para chamar atenção entre muitos, tendo em conta as funções que ela vem desempenhando na Embaixada – Coordenadora do sector de imigração do consulado de Cabo Verde em Boston, sob o comando directo do cônsul Geral, Pedro Graciano de Carvalho e também Ex-Delegada da CNE nas eleições de 2011, onde havia muitos problemas com o então Sr. Presidente da CRE Pedro de Carvalho que também ocupava os mesmos cargos. Em 2011 Sr. Presidente recusou deixar o Delegado do MpD participar nas reuniões, este caso repete-se em 2015-16. Estamos perante uma situação que parece “DEJA-VU”.

O MpD vem fazendo reclamações desde que começou o processo, mas infelizmente após 11 reuniões da CRE, não têm todas a actas das reuniões, somente duas estão feitas de acordo com um relatório do presidente, e o resto ficou em promessas. O MpD tem provas escritas que o Sr. Presidente da CRE confirma de estar sobrecarregado exercendo duas funções como “Cônsul e Presidente” recebendo dois Salários sem poder conduzir este processo com eficácia.

As reclamações do MpD para obter informações num processo com transparência termina sempre com desculpas do Presidente. É de salientar que até esta semana não havia um representante da CNE nos Estados Unidos. As atas das reuniões não são partilhadas com o MpD que nunca teve um tratamento em tempo e hora. O MpD é contra esta nomeação embora seja temporário, porque não nos dá confiança que merece ao processo nem respeita as normas de bom funcionamento isento e imparcial.

Tendo em conta o historial das últimas eleições legislativas e presidenciais, lembrem-se o caso de Gerson Semedo? Achamos impossível a execução de duas funções como Coordenadora e de Representante da CNE de modo satisfatória e aceitável com alto nível de exigência para a função. É verdade e sabemos que a Sra. Adelcia Mendes é funcionaria do consulado de Cabo Verde em Boston. Portanto o chefe dela é o Cônsul geral e Presidente da CRE-EUA, Pedro Graciano de Carvalho. É verdade que ela vem trabalhando junto do Cônsul desde há muito tempo e recebe ordens do Cônsul, presidente da CRE. É assim que se cozinha esta receita paa descredibilização de todo o processo e as constantes confusões entre Partido e Estado, bem como acumulações de cargos. Se o Cônsul geral é chefe da comissão de recenseamento nos EUA, como é possível tê-la como chefe da CNE (Comissão Nacional de Eleições?). Onde está a isenção e a imparcialidade que se exige para se ocupar o cargo a etica e moralidade?

Pergunto isso, tendo em conta que este facto pode comprometer a isenção e imparcialidade e a garantia de idoneidade exigida para o cargo de Delegado da CNE nos termos do art. 27º nº 2 e nº 10 do Código Eleitoral. Ademais este procedimento é contra a ética e a transparência tal como e exigido perante a lei eleitoral, por isso que o MpD não tem confiança no que se tange este processo, tantas pessoas do PAICV e do MpD e UCID tem razoes de desconfiança conhecendo a realidade, tratamento e sofrimento vivido nesta comunidade nos Estados Unidos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.