O “babado” do Ano 2015: Políticos derrotados pelo povo

31/12/2015 10:24 - Modificado em 31/12/2015 10:24
| Comentários fechados em O “babado” do Ano 2015: Políticos derrotados pelo povo

 

vetoO Estatuto dos Titulares dos Cargos Políticos aprovado no Parlamento, uniu as forças do povo cabo-verdiano e este saiu às ruas para deitar abaixo o estatuto que muitos consideraram “uma vergonha”. Os manifestantes apelaram à não promulgação e o Presidente da República ficou bem na “fotografia política” uma vez que a sua decisão coincidiu com a vontade do povo.

Foi um facto marcante em Cabo Verde, porque o “Zé-povinho” uniu-se contra as forças políticas e acusou os políticos de “darem ‘caçubody’ ao povo”. Assim, relembram-se alguns comentários e fotos, como se diz em São Vicente, “gressivus.”

“Apelo à força dos cabo-verdianos para que estejam unidos a fim de combaterem esta tamanha pouca vergonha dos nossos políticos. Isto é sem dúvida um roubo à sociedade. Não resido no país mas eu também me sinto roubado”.

“Contra o ‘caçubody’ dos deputados, pega ladron”.

“Será que essa classe política (nossa?) não vê que a sua desleal figura está ficando mal na fotografia? Não seria altura de pararem para uma reflexão exaustiva da sua consciência? Ainda vão a tempo de escutarem o grito do POVO, antes que seja tarde. A aprovação desse Estatuto, por unanimidade (excepção de dois deputados), foi uma autêntica paulada no apertar do cinto de todos nós Cabo-Verdianos”.

http://noticiasdonorte.publ.cv/32379/mac14-a-rede-social-como-canal-de-mobilizacao/ (Fotogaleria)

 

Movimento Acção Cívica (MAC#114)

A manifestação contra o ETCP foi promovida pelo Movimento Acção Cívica (MAC#114) que conseguiu mobilizar um grande número de pessoas em diversas ilhas de Cabo Verde. Porém, o MAC#114 também ficou marcado pela negativa, uma vez que a sua força se desvaneceu com a tentativa de uma mega manifestação no dia 1 Maio, Dia dos Trabalhadores, que foi um fiasco. Contudo, o MAC#114 considerou importante essa iniciativa, mesmo com a pouca adesão dos cabo-verdianos que no feriado não saíram às ruas para gritarem por mais emprego.

MAC#114 deu uma “fliscada”, ou seja, uma oportunidade falhada, porque esperava-se que se transformasse numa alternativa política, porém, com o renovar do ano e com as mexidas políticas, o MAC#114 poderá volta a dar a voz ao povo.

 

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.