2015 / O Facto: Desfalque na CECV

29/12/2015 09:04 - Modificado em 29/12/2015 09:04

Foto_caixa_economica_na_cidade[1]caixNo mês de Julho, o subgerente da Agência da Caixa Económica do Mindelo, Herberto Rodrigues, foi acusado de desviar 280 mil euros do cofre da referida agência. O valor em dinheiro terá desaparecido do cofre da agência da Av. 5 de Julho tendo sido recolhidas as impressões digitais de todas  as pessoas  que tinham acesso ao cofre.

Pouco tempo depois, um cidadão de 98 anos apresentou queixa à PJ acusando o subgerente de lhe ter retirado 8 mil contos, na versão da PJ, e 17 mil contos segundo fonte da CECV. Este facto veio, uma vez mais, por a nu as debilidades em termos de segurança dos bancos em Cabo Verde. E este caso pedia que os responsáveis por este banco de capitais públicos assumissem as suas responsabilidades. 30 mil contos não podem  desaparecerem do cofre de um banco e ninguém sabe como desapareceram e não se consegue provar quem o levou.  Cerca de oito mil contos voam da conta de um cliente e só se sabe do desvio quando este apresentou queixa à PJ.

Não é suposto isto acontecer num banco sério, se a haver, as responsabilidades devem ser assumidas, não apenas por quem encontrou a mesa posta e se fartou. Mas por quem montou a mesa e deixou que alguém se fartasse com o dinheiro dos clientes e dos contribuintes visto que é um banco com capital público. E, outra vez: Ninguém é culpado; nem o gerente, nem o subgerente, nem os administradores, nem o regulador: ninguém!!! Não sabemos o que é pior: se a repugnante cobardia de todos os envolvidos em assumir as suas responsabilidades ou a inércia das intuições que deveriam agir.

E fica-se preocupado quando isso acontece num banco.

  1. ASSALTANTE DE BANCOS

    AINDA BSOT KA CONSEGUI INTENDE Q FOI O PROPRIO BETTY QUEM ROUBOU O DINHEIRO AOS POUCOS, E DEPOIS QD SE SENTIU ENCURRALADO SIMULOU UM ROUBO TENTANDO INCRIMINAR OS COLEGAS??? ADES CASTA D INFORMADOR E ESSE BSOT TEM NA JUDICIARIA???

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.