Capitais europeias alertadas para risco de ataque terrorista até ao Ano Novo

28/12/2015 10:37 - Modificado em 28/12/2015 10:37
| Comentários fechados em Capitais europeias alertadas para risco de ataque terrorista até ao Ano Novo

europaA polícia de Viena (a capital da Áustria) fez saber este sábado que serviços secretos “amigos” avisaram várias capitais europeias sobre um possível ataque a tiro ou à bomba antes do Ano Novo, o que levou a que muitos países aumentassem as medidas de segurança.

“Foram mencionados os nomes de vários possíveis atacantes, que foram verificados, mas as investigações com base [nestas informações] não deram para já resultados concretos”, disse a polícia vienense em comunicado.

Este alerta foi feito seis semanas depois de 130 pessoas terem sido mortas por radicais islâmicos em Paris. “Alguns dias antes do Natal um serviço [secreto] amigo emitiu um aviso para numerosas capitais europeias, avisando que poderia haver um ataque envolvendo explosivos ou disparos entre o Natal e o Ano Novo e em zonas muito movimentadas”, diz o comunicado da polícia austríaca.

Não foram dados mais pormenores. O comunicado também não diz que serviço secreto emitiu o alerta, mas refere que o nível de perigo é mais elevado do que “o nível genérico, mais abstracto” que tinha sido feito anteriormente.

Em resultado dele, a polícia de Viena pediu aos habitantes da cidade compreensão sobre o aumento da segurança. A segurança foi aumentada em locais muito frequentados, “especialmente em eventos e zonas de congestionamento de trânsito”. Também há mais operações para verificar a identidade de pessoas e foi lançado um alerta sobre objectos suspeitos e que possam transportar explosivos, por exemplo sacos ou quadros de bicicletas.

publico.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.