A personalidade do ano: José Maria Neves

28/12/2015 07:38 - Modificado em 28/12/2015 11:42

jmn

Escolhemos José Maria Neves como a personalidade do ano porque deixa o País melhor do que o encontrou em 2001. Esta opinião gera sempre polémica, mas achamos que é tão evidente que é uma verdade ‘a la palice’, um truísmo. É óbvio, é evidente que Cabo Verde está melhor do que estava em 2001. Se se podia ter feito melhor é outra discussão que não cabe nos pressupostos da nossa escolha. Preferimos distinguir um Primeiro-ministro que deixa o País melhor, depois de quinze anos de governação, que sai com dignidade, com respeito granjeado pelas suas acções, que deixa o poder enquanto as palavras de reconhecimento pelo trabalho realizado ainda são ditas com sinceridade.

Diminuir a acção de um Primeiro-ministro perante a evidência da sua obra e das suas atitudes só tem lugar na arena da gincana política que os actores políticos cabo-verdianos tanto adoram fazer. Fora dessa arena, é evidente que o País está melhor do que estava em 2001. A agenda de transformação de JMN não foi a varinha de condão que ele gostaria que fosse e que muitas vezes deu a impressão que era, mas houve transformação no País e o Primeiro-ministro assumiu e deu a cara pela sua agenda. Essas transformações não nos conduziram ao Éden? Mas a questão é se nos conduziram a um outro patamar de desenvolvimento e se estamos melhor. E nós acreditamos que sim. Também em regime de partido único, o Primeiro-ministro Pedro Pires, nos 15 anos de governação, elevou o País a outro nível de desenvolvimento. Os governos de Carlos Veiga lançaram as bases de um país moderno e incluído no mundo e trouxeram, sobretudo, a mentalidade que deveríamos aspirar a uma vida melhor.

Os governos de JMN mostraram que os sonhos são para serem transformados em realidade. Não basta rezar pelas chuvas, sonhar com um país verde e não aproveitar as águas pluviais. As barragens que inundaram os nossos campos são a prova disso e mostram essa transformação entre achar que somos e que podemos fazer, em ser e fazer. JMN fez tudo bem. Não! Ele não é o santo milagreiro que as gentes do seu partido tentaram criar para consumo eleitoral, nem o “lofa” que os ventoinhas tentaram criar sem êxito, visto que os derrotou em três eleições com maioria absoluta.

Fora da gincana política, da mentira, do panha na txom pa po, tem de haver lugar ao reconhecimento merecido. Da nossa parte, fica o reconhecimento, na certeza que o elogio é um doce privilégio, tipo o melhor vinho moscatel, ganho por quem, como nós, durante estes 15 anos criticámos, discordámos com respeito e frontalidade de muitas posições e atitudes de JMN.

Eduino Santos

  1. Hugo santos

    chiça Eduino…Escolhemos José Maria Neves como a personalidade do ano porque deixa o País melhor do que o encontrou em 2001…..
    Bo tita shá oh o que?
    afinal bo e um paicvista da 1ª agua.
    Es gaj que ca ta gramá S Vicente que cabá S. Vicente e bo ta elegel
    Om porra!!!

  2. CV na retaguarda

    ha ha ha
    aguardem pelo meu voto

  3. disiluson

    tinha elegido este online como um dos melhores quiçá o melhor mesmo, mas com este artigo o Eduino Santos decepcionou-me, lamentavelmente vou deixar de ler este online e vou aconselhar todos os que conheço a não o fazerem!!! Qual o motivo que leva o jornalista da RCV e dono deste online a dizer (meu Deus, estará ele o Eduino cego ou a procura de tacho, frete?) que o zé pinóquio, o homem mais odiado em todo território e na diaspora, o politico mais mentiroso que Cabo Verde já viu nascer, é a figura do ano. Tenha dó de nós senhor jornalista, este homenzinho acabou com este país!!!! sendo assim, esta é a minha ultima visita a este online e tudo farei que perca visitantes. Pelo mero crime de tentar branquear a imagem deste ignobil chamado jose maria pereira neves.

  4. Manuel Reis

    Oh Eduíno poupa-nos com esses elogios.Qual desenvolvimento e estamos melhor.

  5. Bento Silva Santos

    Concordo plenamente com o Jornalista EDUINO SANTOS, porque o Doutor José Maria Neves merece essa distinção!! Trabalhou de sol à sol e com amor à Cabo Verde para poder concretizar e transformar em realidade os sonhos dos nossos poetas. Este homem é um LÍDER que merece outros voos para poder dar continuidade à sua grande obra que está a transformar estas ilhas e com benefícios outrora impensável . Há dias estive na barragem do Canto de Cagarra e é uma alegria ver a barragem cheia de água e em fase de início de produção”. Outrossim, tive a oportunidade de ver de perto a alegria estampada no rosto dos camponeses que vão abandonar a agricultura de sequeiro para dar início à uma cultura irrigada e modernizada

  6. Bento Silva Santos

    Concordo plenamente com o Jornalista EDUINO SANTOS, porque o Doutor José Maria Neves merece essa distinção!! Trabalhou de sol à sol e com amor à Cabo Verde para poder concretizar e transformar em realidade os sonhos dos nossos poetas. Este homem é um LÍDER que merece outros voos para poder dar continuidade à sua grande obra que está a transformar estas ilhas e com benefícios outrora impensável . Há dias estive na barragem do Canto de Cagarra e é uma alegria ver a barragem cheia de água e em fase de início de produção. Outrossim, tive a oportunidade de ver de perto a alegria estampada no rosto dos camponeses que vão abandonar a agricultura de sequeiro para dar início à uma cultura irrigada e modernizada

  7. carlos santos

    podemos ate não concordar com a escolha do NN e do jornalista ESantos .Mas temos que admitir que os seus argumentos são fortes e corajosos . E nao vi ninguém constatar a evidencia que o Pais esta melhor. Gostaria de ver argumentos a mostrar que o pais esta pior do que em 2001. Não existem argumentos porque de facto o apis esta melhor. Se estivesse no mesmo nivel de 2001 seria um catastrofe e no dia 28 os professores ainda não tinham recebido …..

  8. para desuiluson

    Desiluson

    Voce esta desiludido porque nao conhece os Eduino Santos . Ele é um provocador um agitador que esta sempre em contramao. Quem em 2001 crticou no expresso das ilhas e depois no Liberal as accçoes do PM ? Foi ele qaundo o tempo recomendava que se desse graxa . Porque agora que o homem se vai embora ele deveria corre atras de tachos , quando durante sses 15 os comissarios politicos do PAICV tentaram ate lhe tirar o trabalho e foi colocado na prateleria na RTC porque em jornais privados criticava o PM . Para mi o Eduino é doido , eme stra sempre do contra .Ficou.lhe no sangue os ensinamentos maoistas do Arnalda Matos e do Duraão barroso nos seus tempo de militante do MRPP

  9. carlos bentub

    concordo plenamente com essa distinçao, quem nao sete isso que chupa limao, essa hiostoria de cabar com soncente tornou mais uma doença, bsot larga gente da mon bo ba buzia, o jornalista tambem tem a sua opiniao como todos tem, nao vejo mal nenhum nisso

  10. Xindo

    Bom imagina o Eduíno elogia Pedro Pires carlos Veiga e vai cabar por elogiar Gust e depos Salazar e Afons Enriques, Chiça man bo tita ranjá xatiça..
    Bom Idiun ka bo brincá ma malta. Bo pode so estod ta gozá k cuitod na porta d’igreja.
    ka bo faze propaganda de Pai se bo ka crê quemá. Pai te de saída. Traboi de ZeMa tita ba ser incenerod. So lix, el txa um divda du diab e ainda bo ta content k es estaferm?

  11. Olimpio

    Esse anonimo desiluson eh mesmo desiluson. Porque odiar tanto o primeiro ministro a ponto de nao conseguir ver nada de bom que este pais conseguiu graças àquele homem? Ser humano eh mesmo complicado!

  12. Simplesmente Maria

    é preciso ter muita lata e pouca vergonha na cara

  13. em primeiro lugar o texto está muito bem escrito e a principal ideia bem estruturada, pois recorrer a evidencia para sustentar que Cabo Verde de 2015 esta melhor que o cabo verde de 2011. Quem acha que não deve apresentar os seus argumentos ou evidencias e não chamar nomes ao jornalista e ao PM . Eu tb acho que esse discussão nao se coloca : e claro que Cabo Verde está melhor e não podia ser de outra maneira . O jornalista apenas está a antecipar o obvio , aquilo que a historia vai registar : nos 15 anos de goverenacao de JMN Cabo Verde melhorou !!!!!

  14. Biasantos

    Como o Eduino dono chamado Notícias do Norte está a dar parabens (encomendado) a quem anda a lixar/queimar o norte. Tudo para santiago nada contra Santiago com o trauglodita Jose Maria Neves.
    Não nos lixe por favor!!

  15. jose Lopes

    Interessante mesmo.

  16. Independnt partdario

    Ó gente, sejamos antes de qualquer coisa Cabo-verdianos. Evidentemente que Cabo Verde está verdadeiramente melhor do que em 2001 e esses 15 anos de governação do Sr JMPN foram extremamente positivos. Sejamos conscientes e antes de deixar o partidarismo fanático mandar em nossos olhos, olhamos para aquilo que o Homem fez..não é muito difícil isso. Por exemplo eu que há mais de 10 anos que não voto em nenhum partido não vejo alguém que, aqui dentro do nosso país pudesse fazer melhor que ele fez. Partindo dos aeroportos internacionais que abriu mais as portas do nosso país, desenvolvimento do turismo, as barragens que com uma boa gestão poderão ajudar nossos agricultores, os melhoramentos nos portos, avanço na habitação, estradas, tecnologia nos serviços públicos que diminuíram muito o tempo k se esperava para obtenção de documentos…gente, que ele fez muito isso ninguém o pode tirar esse feito. O que devemos fazer é valorizar e agradecer o trabalho que ele fez que certamente outros não fariam e desejar que quem ocupar o posto depois dele, faça como ele ou bem melhor. Viva Cabo Verde

  17. Nereida

    Eu não vejo a razão para tanta polêmica . O jornalista começa por dizer que é um truísmo , que é evidente , que é óbvio que cabo verde sobre a agenda de transformação de JMN está melhor. O que esta a irritar as pessoas do MpD é o facto do reconhecimento ser feito por um jornal fora da orbitra do PAICV e por um jornalista que não pode ser considerado próximo e JMN . E sabem q isso valoriza o reconhecimento. Se a distinção fosse feita pelo a ASemana e pela Filo não tinha nada de especial. Mas vindo de onde vem tem um sabor e perfume de atitudes pouca comuns entre nos . Esse reconhecimento cai bem em quem critica o JMN desde os tempos da JAACv

  18. Alice Mascarenhas

    Afinal…não houve assim tanto avanço….nas pessoas….com tantas asneiras aqui manifestadas, sinto muita vergonha e só posso incitar-vos a tornarem-se democratas, mas verdadeiros democratas, aqueles que aprenderam por si próprios e não por conta de nenhum partido. Que aprenderam com as lições da vida e do percurso deste nosso Cabo Verde. Cabo Verde tem avançado imenso, tanto pelo seu povo mas graças a pessoas abnegadas como José Maria Neves e antes dele, tantos outros. Mas não vou por esse caminho….Estou cá desde a Independência, não estou afiliada em nenhum partido e sim em Cabo Verde, mas tenho não só olhos como sentido de avaliação para apreciar o grande trabalho já feito e que a meu ver, será reforçado com pessoas como JMN que se podem encontrar mais no PAICV. Minha opinião, respeitando a dos outros é certo, mas estando convicta que a renovação de um novo mandato é certo.E as estrelas já me confirmaram essa convicção!!!!!

  19. Humberto Oliveira

    para que negar, se o óbvio é impossível, é mesmo a personalidade de ano. Viva Cabo-verde.

  20. Eduardo Oliveira

    O jornalista quis dar show do fim do ano e foi buscar o pior argumento possivel para terminar esta época a esquecer. Quem considera o JMN como personalidade do ano ou é zarolho ou tem a intensão de obter algo de que necessita, talvez mesmo antes do fazedor de utopia ir correr arco pelas ruas da sua terra.
    No principio admirei o ES mas, paulatinamente, foi-me decepcionando no mister que faz onde se deve ser imparcial ou, senão, objectivo. Hoje o articulista conseguiu mobilizar os seus admiradores e adversàrios para perguntar porque ainda não se instalou na capital da Repùblica de Santiago.

  21. joao

    O E.Santos conseguiu ver o seu online ser o mais lido em Cabo Verde e na diáspora ao trazer um tema que leva a discordia por parte de alguns e o consenso parte de outros.O pessoal do Mpd foram os reponsavél pela divulgação do online NN ou levar o link para as redes sociais ,Patetas.Parabens E.Santos és mesmo esperto,agora vais ter todos os Paicv e uns 50 % dos Mpd a ler a NN.

  22. Lela-quebrod

    O Eduino bo tive coragem de participá na campanha pa ZeDu. . Afinal da colé lod que bo está? Tmá pa Soncent por favor .e não ZeDu

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.